Opinião

O exemplo da Marinha Grande

27 abr 2017 00:00

António Costa relembrou na sua visita à Marinha Grande a forma exemplar como aquele concelho se reinventou após a crise na cristalaria

Que levou ao encerramento da quase totalidade das empresas e atirou muitas centenas de pessoas para o desemprego, provocando enormes problemas sociais.

Desses tempos, todos se recordarão da grande tensão que ali se viveu, com muitas manifestações, que incluíram escaramuças com a polícia e cortes de estradas e do caminho de ferro, mas muitos já não terão na memória o ambiente de pessimismo e de falta de esperança quanto ao futuro que ensombrava a Marinha Grande.

Poucos, de facto, conseguiriam nos finais dos anos 80 e início dos anos 90 antecipar que a Marinha Grande viria, duas décadas depois, a ser apontada como um dos modelos da economia nacional, seja pela forte componente industrial, seja pela capacidade exportadora, seja ainda pela intensidade tecnológica que apresenta o seu tecido empresarial.

O primeiro-ministro tem, portanto, toda a razão ao afirmar que “a história da Marinha Grande é exemplar”, podendo-se mesmo dizer que deveria servir como referência para o futuro da economia portuguesa que, como Marcelo Rebelo de Sousa referiu nas comemorações do 25 de Abril, necessita de criar mais riqueza.

E essa riqueza só surgirá com mais empresas do sector transaccionável, de elevado valor acrescentado, que concorram pela diferenciação e qualidade e que invistam em inovação e desenvolvimento de produto.

Ou seja, tudo o que caracteriza o tecido empresarial da Marinha Grande, que contribui com um superavit de 300 milhões para a balança comercial do País com o exterior.

*Director do JORNAL DE LEIRIA