Opinião

O fim do Verão na Internet

7 set 2016 00:00

O fim de Verão é sempre um bocado deprimente. Ainda para mais quando o fim do Verão, na realidade, só chegou ao nosso feed do Facebook.

No fim de Agosto acabam-se as fotografias dos nossos amigos a viverem vidas de sonho em praias paradísiacas (algures entre São Pedro de Moel e a Nazaré), em magníficas piscinas que não sabíamos que tinham e em aeroportos exóticos em trânsito para destinos longínquos, que não fazíamos a mínima ideia que podiam pagar.

É assim o Verão digital. Felizmente acabou. É todos os anos 'vira o disco e toca o mesmo' e, a brincar a brincar, já levamos quase uma década de redes sociais no lombo e 25 anos certinhos de Internet a pairar sobre as nossas vidas.

A pairar não. São 25 anos a vivermos dentro da Internet. Um gajo pode pensar que um quarto de século já seria suficiente para a entendermos, para a dominarmos e para a usarmos só para “o bem”, ou lá o que é.

Como uma ferramenta de comunicação, de expressão cultural, de desenvolvimento. Sim, sim! Temos jornais há séculos e ainda nem esses sabemos bem para o que servem…

Enfim, isto para dizer que vem aí a reentré e com ela - para além daqueles que não tiveram férias no Verão poderem voltar aos seus feeds sem risco de quererem esganar alguém - o Mundo retoma o ritmo alucinante de coisas para fazer, ler, ver, ouvir e o diabo a quatro.

*Editor-in-chief VICE Portugal

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo