Opinião

“O povo não é estúpido, Mark!”

8 fev 2018 00:00

Como analisa um jornalista da Motherboard, plataforma da VICE dedicada à tecnologia, “o Facebook está a desprioritizar as nossas publicações?

No início de Janeiro, o Facebook anunciou o arranque de mais um capítulo da guerra sem quartel aos (outros) media. Ao New York Times, Mark Zuckerberg revelou que estava prestes a mexer no feed de notícias, para colocar ênfase nas "interacções significativas" entre amigos e familiares.

A ideia é que o número de publicações de meios, como o Jornal de Leiria ou a VICE, que vêem no vosso feed, diminua significativamente. Os rumores de que o “apocalipse algorítmico” estava para vir circulavam há meses e a indústria tremeu.

Com grande parte do tráfego das publicações online gerado através do Facebook, não admira. Para muitos, poderá parecer que a reacção mais óbvia será a de pagar cada vez mais pela quantidade de audiência, deixando a qualidade ainda mais relegada para décimo nono plano, ou assim.

E certamente que, para outros tantos, se o caminho há muito era esse, a única coisa que muda é que terão, lá está, de pagar mais. Para alguns, no entanto, esta tentativa do Facebook de se armar em amiguinho do cidadão, sob a premissa populista de dar mais atenção às suas famílias e amigos - o que, na prática, significa fechar essas pessoas ainda mais sobre si próprias, sobre as suas opiniões e interesses e as daqueles que lhe são mais próximos, isto é, potencialmente mais favoráveis aos seus próprios pontos de vista -, pode ser uma oportunidade.

Como analisa um jornalista da Motherboard, plataforma da VICE dedicada à tecnologia, “o Facebook está a desprioritizar as nossas publicações?"

Boa! No longo prazo, isto é bom. Para todos nós. Primeiro, porque, pessoalmente, é um alívio. Espero que nem eu, nem qualquer outro jornalista, tenha de voltar a preocupar-me um segundo que seja com o feed do Facebo

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ