Opinião

O Programa Nacional de (Des)investimentos 2030 em Leiria

15 fev 2019 00:00

Será que os socialistas de Leiria, que suportam o Governo, terão feito chegar uma análise crítica deste Programa a São Bento ou ao Largo do Rato?

Foi apresentada há algum tempo a intenção deste Governo relativamente ao Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, que após um período de discussão pública foi debatido, no passado dia 31 de Janeiro, na Assembleia da República, baixou à respectiva Comissão para uma melhor análise e reflexão.

Aliás, não se percebe a necessidade de tamanha rapidez para um programa com este horizonte temporal, num valor que quase atinge os 22 mil milhões de euros, que não seja uma tentação eleitoralista, com as Europeias em primeiro plano, para promoção do Ministro que se perspectiva cabeça de lista do PS.

Faz todo o sentido este compasso de espera, até porque se assim não fosse seria muito mau para o País e, particularmente, para o Distrito de Leiria.

Esta constatação é insuspeita perante as declarações do Presidente da Comissão Política do Partido Socialista de Leiria, Gonçalo Lopes que, na 3ª edição do “Leiria Centro Exportador” terá dito: “a região de Leiria tem sido subfinanciada em investimento público e visto o seu desenvolvimento económico limitado por opções muito direccionadas para regiões que se afirmam por factores políticos, históricos ou lobbies e não pela sua pujança económica”!

Mas o pior, e que também deveria ter sido dito, é que o PNI 2030, portanto para a próxima década, ainda vem acentuar mais a tal situação deficitária e sobre isso não lhe ouvimos dizer nada!

Será que os socialistas de Leiria, que suportam o Governo, terão feito chegar uma análise crítica deste Programa a São Bento ou ao Largo do Rato?

A este propósito vem a deputada Odete João, do Partido Socialista, prudente, escrever num artigo de opinião que “o distrito de Leiria tem inscritos no PNI diversos investimentos infraestruturais, mas outros podem ainda vir a ser incluídos se todas as força político-partidárias estiverem à altura dos desafios que o diá

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ