Opinião

Oh Captain! My Captain!

8 jul 2023 15:01

Creio que a diocese terá encontrado a pessoa que trará dinamismos que potenciarão o papel e acção da Igreja local

A expressão, disseminada há 34 anos, tornou-se fonte e inspiração das mais variadas atitudes dos que queriam ou ousavam sublinhar o sonho e a irreverência como pilares estruturais de quem se permitia ousar viver e acreditar.

Por estes dias ficámos a saber que, entretanto, a Diocese de Leiria-Fátima terá novo Vigário-Geral, substituindo o actual após meio quarto de século no exercício.

Muitos se recordarão do padre Armindo Janeiro. Outros desconhecerão que muita da pastoral que a diocese conheceu nos últimos anos a ele se deve e à sua inspiração e jeito irreverente de ser e de promover a vivência da fé. Muitos dos agentes pastorais (crente que tem uma participação activa) actuais são fruto do seu trabalho e inspiração. Directa ou indirectamente.

Movimentos como o CNE (Corpo Nacional de Escutas), MCE (Movimento Católico de Estudantes), o CAES (Centro de Apoio ao Ensino Superior) para não falar da pastoral paroquial exercida na Paróquia de Leiria e da pastoral urbana, ou da zona urbana com as suas especificidades, nomeadamente a atenção aos meios sócio-profissionais.

E ainda a inspiração constante que o Sínodo diocesano de então e, em concreto, a acção transversal da Comissão Sinodal de Jovens na construção de uma pastoral juvenil construtora de comunidade, sendo o espaço maior de encontro de sensibilidades muito distintas. Sempre com a nota de que os jovens deveriam ser os protagonistas da festa e da vivência da fé. Jamais jarras decorativas…

Aqui fica a nota de admiração pelo trabalho peculiar que tem desenvolvido por onde quer que tenha passado. Sempre tentando o exercício de fidelidade que os tempos e Deus inspiram e exigem.

Creio que a diocese terá encontrado a pessoa que trará dinamismos que potenciarão o papel e acção da Igreja local. Cuidará dos padres e motivará a sua acção e união. Inspirará acções disruptivas. Sairá das muralhas e criará pontes diferenciadoras. Estará atento aos mais novos e aos mais velhos para que “nada lhes falte”! Trabalhará com crentes e não crentes.

Será causa de desinstalação. Acredito! Nossa e de tantos!