Opinião

Paris ao fundo do túnel

22 jun 2016 00:00

A poucas horas do encontro contra a Hungria. Dois jogos a contar, dois empates. As aspirações lusitanas não estão arrasadas, mas abaladas têm de estar. Estamos a jogar bem.

A equipa está coesa. 50 remates 50! E um golo. É um saldo  magérrimo, para uma selecção tão ambiciosa como a nossa. Se calhar devíamos  ter guardado seis dos sete golos com que brindámos a Estónia para o arranque  do campeonato. 

Mas nem tudo são espinhos. A equipa joga bem, unidos, coesos. Mais  concentrados no objectivo do grupo do que no rendimento individual. O João  Moutinho parecia à beira das lágrimas durante a conferência de imprensa em que participou por ter sido o melhor em campo. 

Na zona de comunicação, o mundo continua a girar, imune a todos estes  solavancos. Assiste-se a uma procissão de antigos jogadores, Oliver Kahn, Thierry Henri, David Trezeguet e muitos mais. 

Fala-se muito na segurança e em suspensões. Depois das batalhas campais entre  contingentes ingleses e russos assistimos a manifestações de selvajaria dos  croatas, ao arremessar toda uma série de tochas para o campo num jogo que  veria a sua equipa perder uma vantagem de dois golos e conceder um empate a 2 com a República Checa.

Nesta zona da comunicação houve algum sururu quando  se falou em multar e/ou suspender as equipas infractoras, incluindo Portugal, só  porque um adepto “invadiu” o relvado para tirar uma foto com o nosso Cristiano.

Meter todos estes casos no mesmo saco é mesmo confundir a mulher a dias com  o Bartolomeu Dias.

A UEFA parece ter pensado em tudo nesta organização, na segurança, nas instalações, nas infraestruturas. Acontece que, na realidade, ninguém consegue  pensar em tudo. E foi, curiosamente, no elemento mais enternecedor que “caiu a  nódoa”.

A mascote oficial deste torneio é um rapazinho de ar brincalhão,  inocente e saudável chamado Super Victor. Inocente?

Talvez o boneco o seja,  mas partilha o nome com um objecto nada inocente. Este é igualmente o nome de um brinquedo sexual de dimensões avantajadas, que pesa à volta de 5,5kg.

Enfim, ninguém pode prever tudo e é verdade que o nome da mascote foi  escolhido através de um escrutínio na internet e foi este que ganhou.

Ainda  assim, nos dias que correm, era avisado haver alguém com acesso à internet que  fizesse uma pesquisa no Google, só para o caso de haver uma situação como esta.

*Intérprete da UEFA no Campeonato Europeu de Futebol 2016

Nota: Nuno Bon de Sousa é um dos intérpretes da UEFA, que fará a ligação entre os jornalistas estrangeiros e os jogadores nacionais nas conferências de imprensa. Enquanto a participação portuguesa durar, será o "agente infiltrado" do JORNAL DE LEIRIA, escrevendo crónicas nas edições online e em papel.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.