Opinião

Património

30 ago 2018 00:00

Por outro lado, a escolha das permanências está indissociada de uma ideia de um bem comum que deve ser plasmada numa estratégia capaz da participação individual.

“Quando pensas não sentes que perturbas secretamente qualquer coisa; quando adormeces, não sentes que a deixas compor-se como pode?” diz socrates para Fedro in Eupalino ou o arquitecto de Paul Valery

O que é património? As definições de património são diversas, do latim patrimonium, herança do pai, e no Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura surge como “conjunto de bens culturais que devem ser preservados sendo protegidos por legislação específica”.

O património tem subjacente uma ideia de herança deixada por gerações anteriores, que devemos transmitir e aumentar para as gerações seguintes. Esta herança deixada e a deixar admite a nossa mortalidade e desafia a nossa imortalidade. Implica desde logo uma escolha e essa escolha um saber científico, histórico e crítico.

Por outro lado, a escolha das permanências está indissociada de uma ideia de um bem comum que deve ser plasmada numa estratégia capaz da participação individual.

Desde meados do século XIX que diversas cartas, convenções e recomendações resultantes de reuniões internacionais resumem os principais objectivos, critérios e procedimentos para a preservação e defesa do património, políticas e medidas para a sua conservação e critérios que promovam e garantam a qualidade das intervenções.

Em Portugal como em outros países estes documentos têm balizado a acção sobre o património e o desenvolvimento de diferentes planos para sua protecção, em particular no respeitante ao edificado arquitectónico.

Estes planos são plasmados por plantas e regulamentos que supostamente balizam e definem as diferentes acções. A elaboração destes planos é da responsabilidade do Estado em diferentes escalas, da central à l

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ