Opinião

Património cultural – em que ficamos?

9 ago 2018 00:00

A questão que se coloca é: e nós como cidadãos individuais ou em grupo, não temos o dever de conhecer, estudar, proteger, valorizar e divulgar o nosso património cultural, seja ele ambiental ou outro?

Em plena época de risco para o património ambiental e não só, muito se tem debatido nos órgãos de comunicação social e redes sociais as causas e efeitos dos fogos que surgem pelo País, pelo que há necessidade de rever algumas leituras e enquadramentos legais sobre a valorização do património cultural.

Nesta leitura, a atenção prende-se no artigo 3.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, sobre a “tarefa fundamental do Estado… assegurar a transmissão de uma herança nacional…”,

“O Estado protege e valoriza o património cultural…” e “O conhecimento, estudo, protecção, valorização e divulgação do património cultural constituem um dever do Estado, das Regiões Autónomas e das autarquias locais.”

Parece fácil, pelo simples facto de estar legislado, desresponsabilizarmo-nos e delegarmos este dever no Estado e noutros organismos governativos. A questão que se coloca é: e nós como cidadãos individuais ou em grupo, não temos o dever de conhecer, estudar, proteger, valorizar e divulgar o nosso património cultural, seja ele ambiental ou outro?

É essencial entendermos que para divulgar é necessário, em primeiro lugar, conhecer e estudar, só assim se justifica a importância de proteger e valorizar. E é neste ponto que as associações como

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ