Editorial

Polegar ao alto

15 dez 2022 10:43

Destaque para o que se vai fazendo e conquistando em áreas fundamentais para o desenvolvimento e afirmação do território que habitamos

A educação, já se sabe, é um dos instrumentos mais importantes para impulsionar o interesse pelo conhecimento e um dos elementos chave para proporcionar o progresso individual e social. Os protestos dos professores registados nos últimos dias, um pouco por todo o País e pela nossa região, assim como os estudos a dar conta que os alunos do secundário consideram a matéria “extensa, aborrecida e difícil”, revelam que nem tudo vai bem no nosso ensino.

Mas, nesta luta contínua pela melhoria de políticas e processos, há que destacar também o que se vai fazendo e conquistando em áreas fundamentais para o desenvolvimento e afirmação do território que habitamos. E, na edição desta semana, são vários os exemplos. Não só na área da Educação, mas também da Economia, Ciência, Desporto e Cultura.

O distrito conseguiu a aprovação de candidaturas para a criação de nove centros tecnológicos especializados, com a Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal a obter a melhor classificação a nível nacional. Além de Pombal, foram deferidas também as candidaturas de escolas na Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Alcobaça e Pedrógão Grande.

Na Economia, Alcobaça recebeu um elogio da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, por ter sido um dos concelhos com maior número de projectos candidatados a fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020, que envolveram um montante superior a 100 milhões de euros.

Na Ciência, destaque para a conquista da investigadora Zita Santos, natural de Porto de Mós, ao ver o Conselho Europeu de Investigação atribuir-lhe um financiamento de 1,5 milhões de euros, para prosseguir com o seu trabalho na área do estudo da fertilidade.

No Desporto, a região voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, através de Ana Sofia Costa, que se sagrou campeã mundial de boccia, numa competição disputada no Rio de Janeiro, no Brasil.

Por fim, na Cultura, outro elogio. Em entrevista ao JORNAL DE LEIRIA, o compositor Luís Tinoco realça a capacidade de Leiria e da região em produzir grandes talentos na área da música.