Opinião

Portugal: Um País de Cultura

10 mai 2018 00:00

Num País com a nossa dimensão, seria inteligente congregar esforços e sinergias para a construção de candidaturas fortes, com qualidade e pertinência, e não, de repente e à boa maneira portuguesa, eu quero ter porque o meu vizinho também tem!

Confesso que tenho ficado surpreendido pelo anúncio público da intenção de candidatura de um vasto conjunto de cidades/regiões (novidade!) para a atribuição de Capital Europeia da Cultura em 2027.

Até parece que no nosso País temos uma estratégia e uma política cultural bem delineada e com níveis de participação acima da média.

Mas, infelizmente, julgo que não será nada disto que está em causa, apesar de reconhecer o mérito e empenho das Autarquias Locais, no apoio inequívoco às mais diversas iniciativas culturais de âmbito local, sejam companhias de teatro, filarmónicas, ranchos folclóricos ou outras. São diferentes formas de fazer cultura, mas que representam em muitas situações verdadeiras e únicas escolas de formação e de vida a muitas crianças, jovens e adultos.

Bastará pesquisar e tentar encontrar apoios do Ministério da Cultura ou das suas Direcções Regionais a tanta gente que faz cultura, na sua esmagadora maioria exercendo esta actividade por amor à causa, para constatar a importância atribuída a esta área.

Situação comprovada com a recente confusão quanto aos apoios no âmbito das candidaturas ao Programa de Apoio Sustentado da Direcção-Geral Artes, que provocou, inclusivamente, a necessidade de intervenção do Primeiro-Ministro, numa clara desautorização do Ministro da Cultura.

Neste caso falamos de tantos profissionais que dão o seu melhor para a tal formação e consolidação de um público presente e conhecedor, mas não podemos esquecer tantos e tantos voluntários pelo nosso Portugal a fazer um trabalho de longo prazo para tentar garantir a generalização da oferta cultural, dentro de muitos condicionalismos e dificuldades.

Ora, é mais ou menos neste cenário que não consigo perceber como é que já existe uma boa dúzia, ainda se esperando mais, de manifestações de vontade de garantir o tão pretendido estatuto de Capital Europeia da Cultura.

Num País com a nossa dimensão, seria inteligente congregar esforços e sinergias para a construção de candidaturas fortes, com qualidade e pertinência, e não, de repente e à boa maneira portuguesa, eu quero ter porque o meu vizinho tamb&eacu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ