Opinião

Qual será a nova ordem política e económica internacional?

26 jul 2018 00:00

Mas, como ninguém queria mexer no tabuleiro de xadrez que poderia alterar esta situação de “agarra-me, se não carrego no botão vermelho”, inventaram-se umas guerras secundárias.

Muito se tem escrito e falado sobre o novo presidente dos EUA, Donald Trump, da sua estratégia global em domínios da política, da economia e do comércio internacional, das alianças, bem como das tropelias internas quanto a imigração, refugiados, construção de muros, entre uma panóplia inesgotável de intenções que amaçam subverter a ordem política e económica internacional a que estávamos habituados desde o final da II Guerra Mundial.

Desde essa altura tivemos praticamente 70 anos de pax americana com todas as pedras bem arrumadas no tabuleiro de xadrez e, à conta de uma pretensa ameaça de nova guerra nuclear entre os EUA e a União Soviética, desenvolveu-se o gigantesco complexo militar industrial dos EUA, com a virtude de gerar inovação e competências que fizeram avançar o mundo em termos de indústria, computação, comércio, logística e serviços de toda a ordem e criaram-se inúmeros empregos qualificados nas agências de inteligência militar e civil e outras organizações porque, afinal, existia a Terra do Mal, ou seja, a União Soviética, e era preciso estar sempre preparado  para a combater.

Mas, como ninguém queria mexer no tabuleiro de xadrez que poderia alterar esta situação de “agarra-me, se não carrego no botão vermelho”, inventaram-se umas guerras secundárias, como a do Vietname, para dar escape a tanto militar farto de beber cerveja e jogar às cartas nas casernas, experimentar a eficácia dos artefa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ