Opinião

Raúl de Castro - honrar a palavra ou golpe de secretaria?!

25 out 2018 00:00

A maioria dos munícipes, que elegeram esta Câmara, estão hoje, tal como os ingleses do Brexit, incrédulos por terem votado como votaram.

Os leirienses apercebem-se, dia após dia, do péssimo desempenho da atual Câmara Municipal, por via dos pesados impostos e taxas que pagam, da ausência de soluções, nomeadamente no que diz respeito ao trânsito caótico e ao asfixiante problema do estacionamento.

A maioria dos munícipes, que elegeram esta Câmara, estão hoje, tal como os ingleses do Brexit, incrédulos por terem votado como votaram. Ainda assim, um grande número de eleitores, entre os quais me incluo, considerará que o Raúl de Castro é o menos mau de todo o elenco camarário.

Na verdade, é o único político relevante desta governação camarária que teve o mérito de conquistar para o Partido Socialista a capital do distrito, que é sociologicamente social-democrata.

Mas como em política não há gratidão, são precisamente aqueles que devem os seus empregos a Castro que conspiram para o afastar, por acharem que ele era «a solução» e agora é «o problema». Não é que o concelho de Leiria tivesse algo a perder com a saída de Raúl de Castro.

Além do mais, a sua permanência tem pelo menos a vantagem de manter (pre)ocupados os restantes membros da Câmara com o problema da sucessão, podendo, desse modo, contribuir para abrandar a destruição urbanística da cidade que, de dia para dia, está mais caótica, mais disfuncional e menos amiga do munícipe.

O golpe palaciano, apesar de ter um mentor, não se cinge apenas a um vereador, contando com pelo menos meia dúzia de “apoiantes” que têm em comum, acima de tudo, medo da reação do “chefe”, apesar de o estarem a tentar empurrar para lugares gratificantes, para o afastar da Câmara, d

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ