Opinião

Revisitando Frédéric Chopin

17 mai 2018 00:00

Juntos, Arnalds e Ott decidiram revisitar o trabalho do polaco Frédéric Chopin e deslumbrar-nos com o disco que intitularam de The Chopin Project.

Ólafur Arnalds é um respeitadíssimo músico e compositor islandês, dentro do universo musical clássico-contemporâneo e electrónico.

Com quase duas dezenas de álbuns editados desde a sua estreia a solo em 2007, e com apenas 31 anos de idade, o seu trabalho tem sido de tal forma avassalador que já lhe valeu um Bafta, um Royal Albert Hall esgotado e várias voltas ao mundo em concertos...

Vários seriam os momentos que poderia relevar de entre a sua extraordinária discografia, no entanto, diria que foi o resultante da sua preciosa colaboração com Alice Sara Ott que mais me tem acompanhado desde que viu a luz do dia em 2015.

Ott, nascida na Alemanha e de ascendência japonesa, é uma das mais solicitadas solistas da actualidade, apresentado-se como uma pianista de excelência que toca regularmente nas mais reputadas salas de todo o mundo e rodeada das mais brilhantes orquestras.

Juntos, Arnalds e Ott decidiram revisitar o trabalho do polaco Frédéric Chopin e deslumbrar-nos com o disco que intitularam de The Chopin Project.

Arnalds, um brilhante e refrescante compositor que do seu estúdio em Reykjavík continuamente nos embala com a sua engenhosa abordagem sónica aos vulgarmente apelidados de instrumentos clássicos sentiu, claramente, o enorme peso da responsabilidade de se aproximar criativamente do imortal Chopin, e talvez daí sentir a necessidade de ter por perto alguém que conhece intimamente o trabalho deste compositor.

Alice Sara Ott há muito que interpreta a obra de Chopin de forma irrepreensível, e fá-lo de novo neste disco, mas agora num contexto bem diferente do habitual... em pian

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ