Opinião
Segurança de infraestruturas de TI
No passado dia 19 de maio decorreu na NERLEI a primeira destas iniciativas, uma tertúlia, dedicada ao tema da segurança das infraestruturas TI.
ANERLEI constituiu um grupo de trabalho no âmbito das TICE (Tecnologias de Informação Comunicação e Eletrónica) com o objetivo de promover as empresas deste sector e da nossa região. Neste sentido, pretendem efetuar-se algumas iniciativas que, para além de cumprirem o objetivo anteriormente referido, permitam que as empresas e os profissionais desta área tenham um espaço de encontro e de debate. Este grupo de trabalho, de iniciativa da NERLEI, conta com a participação do IPL (Instituto Politécnico de Leiria), da TICE.PT (Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica) e de empresas dos sectores abrangidos. No passado dia 19 de maio decorreu na NERLEI a primeira destas iniciativas, uma tertúlia, dedicada ao tema da segurança das infraestruturas TI. O encontro contou com duas apresentações: uma relacionada com o enquadramento tecnológico da segurança em TI, a cargo do Prof. Mário Antunes, da ESTG/IPLeiria; outra dedicada às práticas mais frequentes de cibercrime e ao seu enquadramento legal, proferida pelo Inspetor Baltazar Rodrigues, da Polícia Judiciária.
Na primeira apresentação enquadraram-se os principais desafios tecnológicos, designadamente ao nível da infraestrutura física, dos servidores, das aplicações e do armazenamento de dados. Foram destacados os principais custos inerentes à indisponibilidade dos serviços que suportam o negócio, tendo-se ainda reforçado a necessidade das empresas adotarem uma cultura de segurança em TI (security awareness) e aplicarem boas práticas de administração e gestão de redes e servidores.
*TICE LEIRIA – NERLEI
Texto escrito de acordo com a nova ortografia
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.