Opinião

Ser e não ser

14 jun 2022 15:45

Documentário narra a vida de um sniper sérvio envolvido na guerra, em Donbass, entre a facção pró-russa e os batalhões ucranianos

Hoje, venho-vos propor três documentários.

Para os verem e, quem sabe, entenderem as alternativas para as problemáticas analisadas, terão de se desviar para a berma da autoestrada de sentido único em que se tornou a via da (des)informação e da opinião.

Alterações Climáticas
Cool It! (2010)- realizado pela norte-americana Ondi Timoner, este filme explana as teorias de Bjorn Lomborg, o célebre estaticista dinamarquês, fundador e mentor do Consenso de Copenhaga, think-tank que investiga o problema climático e que propõe uma solução para o “estado do mundo” baseada num cálculo de custo-benefício e numa reorganização das prioridades das grandes potências.

Conflito russo-ucraniano
A Sniper’s War (2018) – realizado por Olya Schechter, este documentário narra a vida de um sniper sérvio (Deki) envolvido na guerra, em Donbass, entre a facção pró-russa e os batalhões ucranianos.

Desconsiderado pela opinião cibernética, como simples propaganda pró-Russa, é um filme que aborda o início do que, infelizmente, escalou para a situação actual.

Uma perspectiva incomum da crueldade da geo-estratégia, dos males nunca resolvidos entre estes países vizinhos: uma realidade que podemos debater, mas não negar na avaliação deste conflito.

Pandemia
Trust Who (2018)- lançado dois anos antes da pandemia e dirigido pela cineasta Lilian Franck, este trabalho investiga a fundo as contradições da Organização Mundial de Saúde (OMS/WHO) as suas práticas e ligações, ao longo dos anos, à industria farmacêutica, do tabaco e aos governos mundiais.

Num país tomado de assalto outra vez pelo alarmismo social da sua representante local (a incansável Dr.ª Graça Freitas) o seu visionamento é essencial para conseguirmos ter uma postura equilibrada na nossa percepção da saúde individual e pública, sem cairmos na armadilha do medo estendida à nossa frente, ao segundo, pelas autoridades e media que, pelo contrário, nos deviam esclarecer e proteger.