Opinião

Signifcante e significado

18 mar 2017 00:00

A palavra, de onde deriva, por exemplo, rio Lis ou flor de lis, está intimamente ligada a França, às suas monarquias, mas também às batalhas.

E por falar em «Lys» e «batalhas» falo-vos de uma batalha na qual os soldados portugueses participaram durante a primeira Guerra Mundial, a batalha de La Lys, a 9 de Abril de 1918, onde cerca de 7000 soldados tombaram por terra, depois de um ataque avassalador da parte do inimigo.

Deste feito, houve entretanto dois outros ramos que me interessaram abordar, onde talvez o leitor possa também ver surgir-lhe outros durante a leitura.

Um primeiro está ligado à batalha de La Lys e imana de si um contexto militar/religioso, que por sua vez se associa a uma vila do distrito de Leiria, a Batalha.

O outro ramo é ligado com a literatura, mais especificamente com a poesia, isto por fazer referência ao soldado tombado durante uma batalha, não de La Lys, mas onde a figura soldado alimenta um cenário parecido.

Sem querer entrar em detalhes sobre este conflito militar, pela diferença de armamentos, pelo seu carácter extremamente mortífero, pelas novas técnicas de combate como as trincheiras, pela duração extenuante, e ainda pelas condições físicas e morais que os soldados tiveram que enfrentar, uma das mais belicosas batalhas, por falta ainda de apoio e reforços.

Esta batalha começou com bombardeamentos nas primeiras horas de 9 de Abril, deixando uma paisagem devastadora onde a 2.ª divisão do Corpo Expedicionário Português, a comando do general Gomes da Costa, jazia por terra ou agonizava na planície em escombros horas depois.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.