Opinião

Teorias rurais

11 ago 2016 00:00

Espreitei também a primeira edição do Carnaval de Verão na praia do Pedrogão (com zumba, peixe seco e algum pagode), que parece ter sido um enorme sucesso.

Durante estas férias grandes tenho andado, como habitualmente, a percorrer algumas das celebrações estivais que ainda resistem neste país cada vez mais mergulhado numa profunda crise. Iniciei o mês com a tradicional garraiada em Abiul, refletindo sobre a rivalidade entre o bodo dessa povoação e o mais moderno realizado em Pombal (este ano usufrui aí de uma simpática Noite da Caipirinha). Espreitei também a primeira edição do Carnaval de Verão na praia do Pedrogão (com zumba, peixe seco e algum pagode), que parece ter sido um enorme sucesso. Fui ainda a tempo, no mesmo fim-de-semana, de apreciar uma bonita recriação de tipo histórico envolvendo o castelo e a baixa da cidade de Leiria. Têm sido semanas bonitas, onde, confesso, a alegria do povo amigo me tem tocado e por vezes até contagiado.

Estacionei uns dias num zimmer que arranjei a bom preço nas várzeas de ulmar, apenas o tempo suficiente para me recompor psicologicamente e atacar as derradeiras semanas de Agosto.

*Investigador
Texto escrito de acordo com a nova ortografia