Opinião
Torreense vs Sunderland: ganhou a cidade de Leiria
Leiria esteve à altura, abriu os braços ao mundo e provou que o futebol e o turismo, quando vividos com verdade, civismo e entusiasmo, dão uma nova vida e alegria a toda a comunidade
O futebol guarda em si uma magia singular que ultrapassa, com frequência, as fronteiras do relvado e as contabilidades do marcador.
No recente duelo entre o Torreense e o Sunderland, a contar para a Liga Europa, o verdadeiro vencedor esteve fora das quatro linhas: ganhou, de forma incontestável, a cidade de Leiria.
Antes de mais, cumpre deixar um justo e merecido obrigado ao Sport Clube União Torreense pela sua caminhada histórica que culminou com a marcante vitória na final da Taça de Portugal frente ao Sporting Clube de Portugal, garantindo o direito de disputar as provas europeias.
Um reconhecimento igualmente devido à Câmara Municipal de Leiria por ter disponibilizado e preparado o Estádio Dr. Magalhães Pessoa para acolher esta grande partida com dignidade e eficiência.
No entanto, a grande alma deste dia singular veio verdadeiramente das ruas da nossa cidade.
Um agradecimento com admiração aos milhares de adeptos do Sunderland que, em perfeita sintonia com alguns adeptos do Torreense, trouxeram a Leiria a vivacidade, a cor e a energia que a nossa terra tanto merece.
Ver famílias inteiras — crianças, homens e mulheres de todas as idades — a encher a Praça Rodrigues Lobo e o nosso bonito centro histórico foi absolutamente emocionante.
O murmúrio festivo, as canções entoadas com civismo e os sorrisos contagiosos quando cruzei a Praça à hora de almoço lembraram-me a verdadeira essência do futebol.
Esta reside na paixão genuína, na comunhão e na partilha pura de emoções entre adeptos, e não nos negócios pornográficos de milhões ou na comum exibição ostentosa de vidas de luxo por parte de alguns jogadores.
Ali assisti à celebração pura do desporto e acredito que os adeptos do Sunderland levaram consigo a melhor imagem da hospitalidade, do acolhimento e do carinho genuíno da nossa cidade.
Este evento serviu também para uma constatação clara: Leiria reúne as condições, infraestruturas e atributos para receber visitantes e turistas de todo o mundo.
O nosso imponente Castelo a dominar a paisagem, o património cultural, a gastronomia de excelência, a segurança e a simpatia ímpar das nossas gentes mostram que também sabemos acolher como algumas cidades europeias.
Leiria esteve à altura, abriu os braços ao mundo e provou que o futebol e o turismo, quando vividos com verdade, civismo e entusiasmo, dão uma nova vida e alegria a toda a comunidade.
Ainda falta ao Torreense disputar mais três jogos: arménios, escoceses e gregos estamos prontos para vos receber. Sejam bem-vindos à bonita cidade de Leiria.