Opinião

Três conclusões e três mitos do Orçamento para 2019

8 nov 2018 00:00

A segunda conclusão é que as folgas que existem no Orçamento são usadas para propagandear medidas simpáticas.

Discute-se o Orçamento para 2019 e há três conclusões a tirar e três mitos a esclarecer. A primeira conclusão é que o Governo não aproveitou a conjuntura favorável para acautelar o futuro, mostrando uma vez mais que o PS governa para eleições e esquece-se das novas gerações.

A segunda conclusão é que as folgas que existem no Orçamento são usadas para propagandear medidas simpáticas, algumas delas que são do ponto de vista social bastante iníquas, como é o caso da redução das propinas.

E a terceira conclusão é que os aparentes aumentos em algumas das áreas da governação não são para levar a sério, porque nos últimos três anos o Governo tem orçamentado valores que depois não executa. Os três mitos a esclarecer:

- Redução do IVA da eletricidade: semanas a fio fomos convencidos de que íamos assistir à redução desta taxa de IVA. Afinal, há uma mera autorização legislativa, para o Governo mais tarde legislar sobre esta matéria.

Mas esta redução é apenas sobre a potência dos contadores, e nalguns casos, estando dependente da autorização de Bruxelas, e que se chegar a conhecer a luz do dia dará um desconto de 90 cêntimos mensais.

- Redução do IRS: apesar dos anúncios de redução de impostos para os portugueses, afinal o Governo “esqueceu-se” de fazer a atualização dos escalões de IRS. Assim, em 2019 a tabela será igual à deste ano. Is

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ