Opinião

Uma escola de campeões

16 fev 2024 11:29

Foi dessa imensa massa humana que passou pelo Juventude Vidigalense que saíram os grandes campeões que nos orgulham

Concluiu-se domingo o Campeonato Nacional de atletismo em pista coberta em Pombal e, a provar que a tradição ainda é o que era, a equipa masculina do Juventude Vidigalense (JV) obteve um magnífico terceiro lugar, apenas atrás do Benfica e do Sporting.

Este facto que por si só é notável (em que outras modalidades um clube de Leiria ocupa idêntica posição?) é apenas a reafirmação do trabalho notável por trás do dia a dia de uma coletividade que ocupa há largos anos uma posição cimeira no atletismo nacional, ombreando com os dois grandes de Lisboa e inclusive superandoos muitas vezes nos escalões de formação, masculinos e femininos. Ainda no fim de semana anterior nos Nacionais de sub-18 em Braga o JV foi vice-campeão nacional coletivo nos dois sexos, perdendo apenas para o Sporting (femininos) e Benfica (masculinos).

Mas não é este historial de resultados coletivos notáveis que quero aqui realçar, por muito que a soma de títulos de campeões nacionais nos escalões de sub-18, sub-20 e sub-23 impressionem pela sua consistência e frequência ao longo dos anos. Importa antes focar outro aspeto não tão visível em que o clube de Leiria tem feito um trabalho admirável e que se reflete na quantidade de atletas federados que anualmente se inscrevem para a prática do atletismo, desde os mais pequeninos até aos veteranos.

Com números sempre perto dos 300 praticantes, multiplique-se esse valor pelos anos que já levamos de século XXI e ficamos com uma noção do impacto que o clube teve em milhares de pessoas, especialmente jovens, ao longo da sua história.

Foi dessa imensa massa humana que passou pelo JV que saíram os grandes campeões que nos orgulham, mas também muitos jovens hoje adultos que aprenderam os valores do desporto através das vivências do treino e da competição no atletismo e que no presente são cidadãos ativos que aplicam nas suas vidas tudo o que absorveram nos anos que passaram no clube.

Esses milhares que outrora foram crianças que corriam, saltavam e lançavam na pista do estádio ou no Centro Nacional de Lançamentos representam um legado tão importante da história do Juventude Vidigalense quanto a dos muitos campeões nacionais aqui formados nos diversos escalões.

É também por isso que muitos pais que querem pôr os filhos a fazer desporto desde pequeninos olham para o clube como o sítio ideal para que se desenvolvam física e mentalmente, desde os 5 anos até à idade adulta. Porque sabem que estão em boas mãos, porque confiam nas equipas técnicas, porque sabem dos valores que estão por trás de tantos sucessos desportivos e humanos, porque reconhecem que o JV é uma instituição com um património histórico e moral que lhes dá segurança e a convicção de que sendo uma escola de campeões no atletismo, também é uma escola de campeões para a vida.