Opinião

Uma questão de confiança

14 mar 2019 00:00

E grave, mesmo muito grave, é quando alguns governantes são esse tipo de gente!

Os estudos cientificamente credíveis às vezes irritam-me! Bem, não são eles que me irritam! O que me deixa nesse estado é o aproveitamento que governos, oposições, sindicatos e comentadores mediáticos fazem das suas conclusões com o objetivo de manipular as mentes dos cidadãos.

Começam por proceder ao endeusamento dos resultados desses estudos, apresentando-os como se fossem verdades únicas, absolutas e imutáveis, aplicáveis, na respetiva área, a todos e a tudo, em todas as circunstâncias.

Considero até que a postura matreira dessa gente é responsável, nos serviços públicos, pela sua estagnação e pela resistência à mais pequenina das mudanças por parte de muitos dos seus atores.

É que perante o absolutismo das verdades propagandeadas, os funcionários põem de parte a necessidade de proceder a uma leitura crítica do que lhes é comunicado e abandonam a necessidade de, sobre a realidade, ter uma visão sistémica essencial para que cada um, perante um problema, se sinta capaz de contribuir para a sua resolução e não se coloque, perante ele, confortavelmente, do lado de fora. E grave, mesmo muito grave, é quando alguns governantes são esse tipo de gente!

Nuno Crato, ex-ministro da educação, é para mim um exemplo dessa situação. Durante o seu mandato pegou, como se de verdades absolutas se tratassem, nas conclusões retiradas pelos seus mentores, nos estudos científicos que produziram e assim obrigou a escola portuguesa a recuar aos primórdios do século passado: os alunos passaram a ser coisa ensinada/formatada para os exames; aos professores foi dado o estatuto de “mangas de alpaca”!

Lembro-me que foi ne

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ