Opinião

V Jornadas Internacionais de Etnografia

14 nov 2025 16:33

Uma aposta ganha pelo município, sendo um conceito único em Portugal

Pelo quinto ano consecutivo uma freguesia do concelho de Leiria recebeu as Jornadas Internacionais de Etnografia, cuja Câmara Municipal é promotora. Numa aposta de descentralização, depois de ter decorrido no Freixial (Arrabal), Monte Real, Leiria e Caranguejeira, foi a vez de Chãs (Regueira de Pontes) ter recebido a quinta edição, concretamente na sede da Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus e Maria, Chãs, que em 2026 comemorará o seu 130.º aniversário.

Numa colaboração entre a autarquia e um conjunto de instituições nacionais e internacionais, entre as quais se destaca a cooperação fantástica da referida Filarmónica, as V Jornadas permitiram aos mais de 130 participantes, num constante espírito colaborativo, dar a conhecer novas realidades em cinco países: Portugal, Brasil, Espanha, Equador e Ucrânia.

A qualidade das intervenções, o envolvimento das pessoas e das instituições têm sido o verdadeiro caminho para se criarem mais pontes entre saberes no âmbito da Etnografia que muitos continuam a confundir com Folclore. Este pode e deve beber dos estudos etnográficos…

Nas cinco edições foram quase duas centenas de oradores de 14 países, tendo em conta que a terceira edição foi em simultâneo com o XXVII Congresso Ibero-Americano de Antropologia (teve mais de uma centena de oradores, incluindo o Reitor da Universidade de Salamanca).

Têm sido jornadas de aprendizagem, de partilha, de descobertas, de experiências e de reflexão. Uma aposta ganha pelo município, sendo um conceito único em Portugal. Uma concepção que, cada vez mais, tem unido academia e associações que trabalham ou estudam a temática da Etnografia, mostrando que é possível a partilha entre ambas, assim como os que apenas gostam de pesquisar pela necessidade de adquiriram mais plataformas de conhecimento.

Em 2026 as VI Jornadas serão na freguesia da Maceira, no dia 7 de Novembro, asseverando mais novidades...