Entrevista

Maria Inácia Rezola: “Portugal é um País que está reconciliado com o seu passado”

15 fev 2024 14:29

A historiadora e comissária executiva das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril diz que a democracia e a liberdade “são conquistas pelas quais temos de continuar a trabalhar”

Maria Anabela Silva

A Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril apresentou, na semana passada, o programa para 2024. O que destaca?
Um dos aspectos interessantes destas comemorações é o seu arco temporal lato. Ainda que 2024 seja necessariamente um ano especial, as comemorações iniciaram-se em 2022 e só vão terminar em 2026. No primeiro período, até Setembro de 2023, a ideia foi recordar e recuperar a acção de todos aqueles que contribuíram para o derrube da ditadura: o movimento estudantil e dos trabalhadores, os sindicatos, e, necessariamente, a acção das oposições. A partir de Setembro, começámos a centrar o nosso foco no movimento das Forças Armadas. Em 2024, a grande temática é, necessariamente, o derrube da ditadura, protagonizada pelos militares, mas também por muitos outros que fizeram possível a mudança que o País sofreu. Celebraremos o fim ditadura e a conquista da liberdade e iremos acompanhar os primeiros passos depois do 25 de Abril.

E para 2025 o que têm previsto?
As primeiras eleições livres, realizadas a 25 de Abril de 1975, serão o tema central. Foram as mais participadas da história da democracia portuguesa. Noventa e dois por centro das pessoas votaram. Isto não foi simples. Exigiu, por exemplo, a actualização dos cadernos eleitorais. O recenseamento eleitoral foi um processo épico. No último ano, o de 2026, iremos celebrar os 50 anos da nossa Constituição e todo o ciclo eleitoral desencadeado a partir daí, com eleições legislativas, presidenciais, nas regiões autónomas e, a 12 de Dezembro de 1975, as eleições autárquicas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ