Entrevista

Tim Vieira: “Portugal não pode ser um país de lifestyle”

19 out 2023 11:16

Empresário e empreendedor, tem uma paixão pela educação e, sempre que pode, fala nela para avisar que o modelo actual não serve para este século. Quer ser Presidente da República e contagiar todos para uma mudança radical da mentalidade nacional, mostrando ao mundo que Portugal está entre os melhores

Jacinto Silva Duro

Anunciou em Junho que pretende ser Presidente da República. Quais serão os argumentos que utilizará na sua campanha?

Ainda tenho dois anos para convencer os eleitores, mas o primeiro argumento para isso, é que precisamos de fazer mais e melhor. Portugal não está entre os piores, mas não está nos melhores e temos de começar a ter uma visão de começarmos a ter um mindset [disposição mental ou mentalidade] de que podemos ir para o grupo dos melhores, porque se não †fizermos isso vamos ter um período muito difícil. Cheguei a um ponto onde já não podia continuar a falar sobre o que não está bem e o que podia ser melhor e decidi que tinha de começar a fazer alguma coisa. Nunca pensei que tinha de ser parte da política para tentar mudá-la, mas às vezes, se não se consegue mudar temos de entrar para fazer acontecer. Sei que, para os eleitores, não é fácil sairmos do seu conforto e olhar para pessoas diferentes, para pessoas que, se calhar, entendemos que não têm todas as skills [competências] que procuram num presidente. Mas sou uma pessoa que quer fazer algo pelas pessoas. Se não †fizermos isto, sei que até eu vou perder os meus †filhos e os meus netos, que não vão querer †car cá. Quero ter uma campanha super positiva e inovadora, uma campanha que põe Portugal em primeiro lugar. Não tenho lobby, não tenho pessoas por trás a dar-me dinheiro - não preciso disso -, não estarei lá para o tacho, como se costuma diz. A minha campanha será diferente. Será para pessoas que acham que, se calhar, é tempo de olharem para alguém que sabe o que é pagar impostos, que sabe o que é empregar pessoas, sabe o que é não dormir à noite porque tem de fazer pagamentos e que tem de estar a criar e fazer crescer empresas, para conseguir continuar a andar para frente. Sou um candidato para isso!

Mas o poder do Presidente da República é limitado.

Mas o poder do Presidente da República é limitado. É verdade, mas um Presidente da República pode usar soft power. Pode trabalhar e não precisa de um partido. Temos muitos partidos que até acreditam nas mesmas coisas e um Presidente pode levar a que esses que acreditam nas mesmas coisas, façam acontecer. Há muita coisa em comum. Por exemplo, andam todos a dizer que se tem de baixar as taxas para as empresas. Vamos lá executar essa medida! Um Presidente pode também responsabilizar mais os ministros e veri†car se estão a fazer o que dizem. Acredito que temos de começar por mudar o mindset português. Acredito que poderei ser melhor Presidente do que um primeiro-ministro político. Temos de saber onde podemos chegar e o que podemos alcançar. O que gostaria de concretizar era que outras pessoas, que podem ser o primeiro-ministro e restantes ministros, começassem também a sonhar e a acreditar que podem fazer a diferença.

Tim Vieira

Se pudesse, quais seriam os três sectores prioritários onde actuaria?

Começava na educação. Temos de estar mais à frente no planeamento daquilo que é preciso para a educação. Estamos há muito tempo a culpar pessoas e passados e a olhar sempre para trás, mas temos de começar a olhar para a frente, porque o trabalho vai ser do futuro e, como tal, temos de ter uma educação mais do futuro. O sector seguinte é, obviamente, a saúde. Assistimos a um crescimento na saúde privada porque a saúde pública está a ruir. Há muito mais que podemos começar a fazer neste capítulo. Se começarmos a ver que conseguimos faremos com que o País seja mais competitivo neste mundo global. Portugal não pode ser um país de lifestyle e de atrair pessoas que vêm para cá, quando já não estão a produzir. Temos de começar a ter e manter as pessoas que passam pelo sistema educativo, que são tratadas pela nossa saúde, para que ajudem a dar a volta a Portugal. Deveríamos ter mais força e de pôr o País em primeiro lugar. Isto é sonho, mas a verdade é que o mindset, pode começar a fazer com que isto se concretize.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ