Sociedade
Presidente da Câmara de Pombal volta a pedir alteração à lei para criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente
Na cerimónia de apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais
O presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, voltou a alertar as autoridades para a necessidade de criar uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) nos Bombeiros Voluntários de Pombal.
O autarca repetiu o pedido que já havia feito no dia 12 de Junho ao primeiro-ministro e ao secretário de Estado da Protecção Civil, durante a entrega de 20 viaturas a corporações de bombeiros e à Protecção Civil, no Expocentro.
Desta vez, o alvo do pedido foi o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), Duarte Costa, que esteve presente esta manhã de sábado na cerimónia de apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) do concelho de Pombal, no Centro de Meios Aéreos, no Casalinho.
Pedro Pimpão recordou que Pombal, embora seja um município extenso, com cerca de 600 quilómetros quadrados, coberto por plantações de eucaliptos e floresta autóctone, por ter apenas uma corporação de bombeiros, apenas pode ter uma EIP quando necessita de, pelo menos, mais uma.
A questão poderia ser resolvida com uma simples alteração legislativa. "Temos mais área arborizada e maior extensão do que outros concelhos que, por terem duas ou três corporações, têm direito a várias EIP", disse.
Duarte Costa, cujas raízes familiares são na freguesia de São Simão de Litém, tomou nota do apelo e realçou o papel que todos os cidadãos têm na defesa das comunidades: "a Protecção Civil somos todos nós".
A cerimónia que também contou com a presença de mais de 200 voluntários das Unidades Locais de Protecção Civil, programa municipal adoptado em todas as freguesias desde 2004 com a missão de vigiar espaços florestais, detectar focos de incêndio e accionar o kit de primeira intervenção, e do comandante Sub-Regional de Leiria, Carlos Guerra, serviu ainda para apresentar o novo helicóptero pesado Kamov, que se junta a um meio ligeiro para combate às chamas no Casalinho.
Para o ataque aos incêndios, Pombal contará neste Verão com um novo Ponto de Água no Centro de Meios Aéreos, que vem reforçar a capacidade de abastecimento de água a veículos e aos meios de combate a incêndios, na área do concelho.