Entrevista

Luís Castro Mendes: “A Rede Cultura pode continuar a ser uma realidade muito inovadora no panorama cultural”

18 abr 2022 13:33

O antigo ministro da Cultura, poeta e diplomata defende que Leiria está em condições de atrair população, sobretudo, se apostar na oferta cultural

Luís Filipe Castro Mendes é o responsável pela curadoria do festival Ronda
Ricardo Graça

Está a exercer funções de curadoria e coordenação no festival Ronda, em Leiria, onde vai moderar uma conversa sobre o direito à poesia. Em que circunstâncias a poesia é um direito?
Nós partimos da ideia poesia é liberdade, depois pensámos no tema das novas liberdades. Não pretendemos uma poesia programática nem uma poesia de caderno de encargos. Pretendemos ver como a palavra da poesia, sendo uma palavra de liberdade, tem que ver com novas liberdades, com novas lutas: direitos da mulher, direitos das novas orientações sexuais, das minorias, inclusão. O direito à poesia é uma outra luta, é a luta para que a poesia chegue às pessoas, para que a poesia atinja públicos cada vez maiores. E isso parece-me que, além de ser um grande objectivo desta Ronda, na medida em que há toda esta dimensão comunitária e toda esta dimensão de a poesia estar na rua e se aliar a outras formas artísticas e espaços não habituais, é, de facto, um grande trabalho. O direito à poesia vai ser uma mesa redonda justamente sobre a necessidade de levar a poesia aos públicos, ao público jovem, às escolas, ao público em geral, e portanto, falar um pouco sobre o que está a obstaculizar o encontro das pessoas com a poesia.

O que é que os poetas têm para dizer à geração do Tik Tok e do Instagram?
As formas da poesia, que permitem uma grande síntese, e até formas extremamente breves, podem transmitir muito sinteticamente muita coisa, muitas ideias, muitos pensamentos, muitas emoções e muita ambiguidade, porque a poesia sobretudo levanta ambiguidades, põe em questão a linguagem, põe em questão as nossas certezas. A poesia, como forma sintética de linguagem, pode ter também uma transmissão através desses meios de comunicação, embora nada substitua uma coisa muito importante, que é a leitura. Primeiro, a leitura em voz alta. Ouvir os poemas, ouvir os poemas ditos, ouvir a música da poesia. Essa dimensão oral, essa dimensão dita, declamada, da poesia, é muito importante.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ