Sociedade
31 pedreiras da região estão na lista negra do Ministério do Ambiente
Aprovado Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica
O Ministério do Ambiente mandou fazer o levantamento das pedreiras do País que se encontram em situação crítica, após o acidente de Borba.
O governo aprovou já em Conselho de Ministros o Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica, que define as medidas prioritárias, urgentes e extraordinárias, a iniciar em 2019 e a executar até ao final de 2021, com vista a evitar ou, pelo menos, reduzir a situação de criticidade detectada.
De acordo com a lista divulgada na última edição do semanário Expresso, foram identificadas na região 31 pedreiras em situação crítica, das quais 13 situam-se no concelho de Alcobaça, seis em cada um dos concelhos de Leiria e Pombal, três em Caldas da Rainha e Ourém.
Segundo o JORNAL DE LEIRIA apurou, algumas das pedreiras identificadas encontram-se desactivadas há alguns anos. No entanto, não foram ainda objecto do plano de recuperação.
O comunicado do Conselho de Ministro informa que este plano exige à Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) que notifique todos os exploradores das pedreiras e/ou os proprietários dos terrenos onde as mesmas se localizem, no quadro das responsabilidades e obrigações que a lei lhes atribui.
A tutela vai ainda pedir à Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) que proceda à sinalização das pedreiras em situaç&atild
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.