Desporto

56 pilotos disputam etapa da Taça do Mundo de drones em Leiria

9 jun 2018 00:00

Prova decorre sábado e domingo no Estádio Municipal de Leiria.

56-pilotos-disputam-etapa-da-taca-do-mundo-de-drones-em-leiria-8783

O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, recebe no fim-de-semana uma etapa da Taça do Mundo de drones, que conta com a participação de mais de 50 pilotos internacionais.

"A Leiria Drone Race World Cup conta com a presença dos melhores pilotos de corridas de drones do mundo, que vêm de países como Coreia do Sul, Alemanha, Bélgica, Marrocos, França, Reino Unido, Espanha e Noruega, além dos portugueses", diz Filipe Bernardino, presidente do Caliz - Clube de Aeromodelismo do Lis, organizador do evento.

Esta é a terceira vez que o evento se realiza em Leiria e a "adesão tem vindo a aumentar". "As inscrições estavam limitadas a 56 participantes e numa semana ficaram lotadas. Temos lista de espera para eventuais desistências, mas não se verificaram", garante.

Filipe Bernardino refere que tem vindo a aperceber-se da "importância do evento a nível internacional" e o impacto da prova em Leiria, que "já é falada entre os pilotos estrangeiros".

A etapa, que é "uma das mais importantes provas da modalidade", será transmitida em directo via internet.

Além das corridas de drones, que se iniciam no sábado a partir das 9 horas, com velocidades superiores a 100km/h, estão previstas "demonstrações de como os drones podem ser usados no dia-a-dia, nomeadamente nos incêndios, na agricultura e em operações de busca e salvamento", assim como "palestras gratuitas".

"Esperando que o tempo ajude, amanhã [sábado] à noite realiza-se uma corrida noturna, que terá um óptimo efeito visual, uma vez que o estádio estará todo às escuras, só com iluminação das luzes da pista", revela o presidente do Caliz - Clube de Aeromodelismo do Lis.

Filipe Bernardino adianta que o Caliz está "virado para as acrobacias de avião internacionais". Com o aparecimento dos drones como modalidade, o clube passou também a apostar neste desporto, há cerca de três anos.

A entrada para assistir à prova é gratuita.