Desporto

A 39.ª maratona de Luís Conceição brindada com vinho e ostras

9 set 2016 00:00

Atleta da Martingança compete este sábado na Marathon du Médoc. Uma aventura sem igual na região vinícola de Bordéus.

a-39a-maratona-de-luis-conceicao-brindada-com-vinho-e-ostras-4981

Ele é presença habitual nos trails e provas de estrada da região, mas já fez corridas um pouco por todo o planeta. Conhecido pela sua simpatia e disponibilidade, este atleta de 56 anos faz da paixão pela corrida a forma de estar.

E como a vida se faz de sorrisos nos lábios e boa disposição, o próximo desafio a que se propôs promete momentos irrepetíveis. Então não é que o Luís Conceição, acompanhado pelo amigo Avelino Fernandes, vai participar na Marathon du Médoc?

Não, esta não é uma maratona tradicional, como uma das 38 em que o atleta veterano do CCRD Burinhosa já participou, com destaque para as aventuras em Boston, Estocolmo e Paris. Aliás, com essas provas, a Marathon du Médoc, cuja 32.ª edição se realiza este sábado, tem como único ponto em comum os 42.195 metros da distância, porque o resto é diferente. Muito diferente.

Este desafio, limitado a 8.500 corredores, disputa-se na região de Bordéus, França. E o que associamos a Bordéus? Um dos mais afamados vinhos do mundo. Voilà! Ora, Médoc é uma muito especial sub-região dessa região demarcada.

A cada milha, a água partilha lugar nas mesas de abastecimento com o precioso néctar de Baco. A pergunta que os voluntários colocam é: “tinto ou branco?” Pois… Enchidos, foie gras, croissants e ostras também são servidos aos atletas, num percurso maioritariamente disputado entre 59 vinhas e muitos castelos.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.