Sociedade
Abaixo-assinado pede limpeza de graffiti no centro de Leiria
Alguns dos locais alvo de vandalismo já foram limpos.
Um grupo de moradores e comerciantes da zona histórica de Leiria entregou um abaixo-assinado ao presidente da Câmara a solicitar maior fiscalização e a limpeza de graffiti em várias paredes do centro da cidade.
Na semana passada, os cidadãos foram surpreendidos com inscrições em diferentes paredes, cantarias e equipamentos urbanos, “actos de vandalismo” como o classificam.
Nesse sentido, apelam à Autarquia para dar cumprimento à Lei e instaurar autos de contra-ordenação, bem como a remoção dos mesmos e uma fiscalização nos espaços.
A PSP de Leiria informa que “até ao momento, não foi possível proceder à identificação de quaisquer suspeitos, nomeadamente com recurso ao sistema de videovigilância”, uma vez que o mesmo “não abrange directamente as artérias alvo da realização de graffiti”.
A PSP acrescenta que “fora dos casos permitidos”, a realização de graffiti constitui uma contra- ordenação, que pode ser leve, grave ou muito grave, de acordo com o carácter definitivo ou irreversível e com o local onde é feita.