Saúde

Abertas 60 vagas para médicos de família no distrito

21 abr 2025 08:00

Concurso aberto pelo Ministério da Saúde contempla também 66 vagas para várias especialidades na área hospital para as Unidades de Saúde da Região de Leiria e do Oeste

abertas-60-vagas-para-medicos-de-familia-no-distrito
ULS da Região de Leiria é a segunda do País com mais vagas para medicina geral e familiar
Ricardo Graça

O distrito foi contemplado com 60 das 579 vagas para recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar no último concurso aberto pelo Ministério da Saúde. Já para a área hospitalar, as Unidades Locais de Saúde da Região de Leiria (ULS RL) e do Oeste (ULSO) estão autorizadas a abrir 66 lugares para várias especialidades

De acordo com o despacho, publicado na quinta-feira em Diário da República, a ULS da Região de Leiria foi contemplada com 48 vagas para médicos de família. Só a ULS Arco Riberinho, no Barreiro, tem mais lugares, com um total de 50. Já no Oeste, estão disponíveis para preencher 20 vagas, das quais, oito são para concelhos do distrito de Leiria: Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, todos com dois lugares cada.

No caso da região de Leiria, o maior número de vagas foi canalizado para as unidades de cuidados de saúde personalizados (UCSP) Cidade e as Serras, em Leiria, e Oureana, em Ourém, cada uma com seis. Segue-se a UCSP Campos do Lis e Lapedo, ambas com cinco vagas, e as UCSP Flor do Lis e Norte (Arnaldo Sampaio), com quatro.

Os concelhos do norte do distrito, que integram a ULS de Coimbra, viram a tutela atribui-lhes quatro vagas: uma para Álvaiázere, outra para Castanheira de Pera e duas para Pedrógão Grande.

Das 48 vagas atribuídas à ULS RL para médicos de família, 13 são para zonas classificadas como carenciadas e que, por isso, contemplam incentivos para os profissionais de saúde que escolherem esses lugares. Leiria fica, aliás, com as 13 vagas carenciadas atribuídas à região Centro.

Na área hospitalar, a ULS RL está autorizada a contratar 29 especialistas de diferentes áreas, enquanto a ULSO irá abrir concurso para preencher 37 lugares. A área com mais vagas é a medicina interna - três em Leiria e oito no Oeste -, seguindo-se ginecologia/obstetrícia e psiquiatria, cada uma com cinco

A nível nacional, o Ministério da Saúde abriu 2.188 vagas, distribuídas da seguinte forma:1.552 para a área hospitalar, 579 para médicos de família e 57 são para a área da Saúde Pública.

No último concurso, lançado em Dezembro, ficaram por preencher 70% dos lugares para recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar.