Sociedade
Aberto concurso para obras na linha do Oeste entre Caldas da Rainha e Louriçal
O despacho autoriza a assunção de encargos plurianuais entre os anos de 2025 e 2030 para a contratualização da empreitada.
Um dia após a Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) ter emitido um comunicado onde considerava “inaceitável o atraso que se verifica na abertura do concurso para o projecto de modernização e electrificação da Linha do Oeste, no troço entre as Caldas da Rainha e o Louriçal”, a Infraestruturas de Portugal (IP) abriu o procedimento pré-contratual necessário à contratação da execução deste troço ferroviário.
Segundo o despacho, o concurso será integrado “em futura candidatura no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027”. O despacho autoriza a assunção de encargos plurianuais entre os anos de 2025 e 2030 para a contratualização da empreitada.
Rui Raposo, porta-voz da CPDLO, afirmava, no documento que o início desta fase do processo fora prometido há mais de meio ano pelo Governo e IP. “Não há concurso aberto e, muito menos, linha modernizada e electrificada, verificando-se atrasos em cima de atrasos, promessa em cima de promessas, atirando cada vez para mais tarde a modernização e a electrificação de toda a Linha do Oeste, com todos os prejuízos que daí decorrem”, denunciava o porta-voz da plataforma.
A lentidão das obras no troço Meleças/Caldas da Rainha também foi motivo de alerta. “A CPDLO tem sérias dúvidas que a modernização e electrificação do troço da Linha do Oeste, entre Meleças e Caldas da Rainha estejam prontas no primeiro semestre deste ano, a avaliar pelo que falta fazer e pelo ritmo a que prosseguem as obras.”
secretário de Estado das Infraestruturas prometeu obra concluída até Junho até Caldas da Rainha.