Viver

Academia de Dança Reme Rodriguez, de Fátima, premiada em França

10 out 2025 13:47

A escola, especializada em danças tradicionais espanholas, venceu a 19.ª Gala Internacional das Cidades Geminadas “Danse avec l’Europe” em Argenteuil, França

Escola esteve representada por nove bailarinas e pela professora Reme Rodriguez
Escola esteve representada por nove bailarinas e pela professora Reme Rodriguez
DR
Na actuação vencedora, alunas dançada ao som da música "Canção do Mar"
Na actuação vencedora, alunas dançada ao som da música "Canção do Mar"

A Academia de Dança Reme Rodriguez, de Fátima, venceu a 19.ª Gala Internacional das Cidades Geminadas “Danse avec l’Europe”, realizada no último fim-de-semana, em Argenteuil, França.

A participação da escola, especializada em danças espanholas, decorreu de um convite para representar Fátima nesta gala no âmbito da geminação entre a cidade-santuário e Argenteuil, formalizada já este ano.

Numa nota de imprensa, a Junta de Fátima justifica o convite com o facto de, na presente edição, a dança ser o tema da gala, que reuniu associações de dança das cidades geminadas com Argenteuil - Hunedoara (Roménia), Alexandria (Itália), Dessau-Rosslau (Alemanha), Clydebank (Escócia), Argenteuil (França) e Fátima (Portugal) - num espectáculo que "celebrou a amizade e o intercâmbio cultural entre diferentes cidades europeias".

A Academia de Dança Reme Rodriguez esteve representada pela sua professora e por nove jovens bailarinas de Fátima, com idades entre 10 e 14 anos, que apresentaram coreografias de dança estilizada. Na actuação vencedora, as alunas dançaram ao som da icónica “Canção do Mar” interpretada por Mariza.

"Com esta distinção, a Academia de Dança Reme Rodriguez reafirma o seu papel como embaixadora cultural de Fátima e de Portugal, levando a arte e o talento das jovens bailarinas fatimenses a novos palcos internacionais", assinala o comunicado da Junta de Freguesia.

Durante a estadia em Argenteuil, a comitiva portuguesa teve ainda oportunidade de participar na “Color Run” da cidade e de visitar a Médiathèque Robert-Desnos, recentemente inaugurada.