Sociedade

Acções de recuperação da área ardida avançam no concelho de Leiria

3 fev 2023 09:43

Investimento de 830.418 euros, totalmente financiados pelo Fundo Ambiental

accoes-de-recuperacao-da-area-ardida-avancam-no-concelho-de-leiria
As intervenções serão realizadas em terrenos tanto públicos como privados e prevê-se que tenham uma duração de dois anos
Ricardo Graça

Medidas e acções de estabilização vai ser adoptadas nas áreas ardidas pelos incêndios de 2022, nas freguesias de Caranguejeira, Milagres, Regueira de Pontes e nas Uniões de Freguesias de Colmeias e Memória, de Santa Eufémia e Boa Vista e de Souto da Carpalhosa e Ortigosa.

“Esta é a resposta que encontrámos à necessidade de recuperar dos danos provocados pelos incêndios rurais, de repor a maior parte das estruturas naturais destruídas e afetadas e, simultaneamente, de apoiar a população na normalização dos seus bens”, adianta o vereador do Ambiente e da Protecção Civil, Luís Lopes, citado numa nota de imprensa.

Após o levantamento das prioridades, dos equipamentos a intervir e das acções a executar para reposição do ecossistema e restabelecimento de algum ordenamento, foi definido que o Município vai trabalhar na recuperação de troços da rede primária, de secções da rede secundária das faixas de gestão de combustível e da rede viária, bem como no controlo de espécies invasoras lenhosas.

Num investimento de 830.418 euros, totalmente financiados pelo Fundo Ambiental, serão ainda aplicadas medidas de substituição de sinalização de caça e pesca danificada, de instalação de abrigos e comedouros para a fauna selvagem e de barreiras de resíduos florestais, estando também prevista a recuperação de pontos de água e a regularização do regime hidrológico das linhas de água, incluindo a instalação de vegetação ripícola.

As intervenções serão realizadas em terrenos tanto públicos como privados (após obtida a respectiva autorização por parte dos proprietários) e prevê-se que tenham uma duração de dois anos, estando para breve o lançamento do concurso para execução das acções.

O concelho de Leiria foi fustigado por incêndios de grande dimensão, em Julho de 2022, que provocaram a destruição de 3.402 hectares.