Sociedade

Advogados portugueses realizam congresso em Fátima

27 jun 2023 11:53

Subordinado ao tema Pela advocacia que queremos, congresso reunirá perto de mil pessoas, entre delegados inscritos e outros participantes.

advogados-portugueses-realizam-congresso-em-fatima
Congresso da Ordem dos Advogados Portugueses realiza-se de cinco em cinco anos
DR

O Congresso dos Advogados Portugueses, iniciativa que se realiza de cinco em cinco anos, vai realizar-se em Fátima, de 14 a 16 de Julho.

Organizado pela Ordem dos Advogados, o encontro decorrerá no Centro Pastoral Paulo VI, contando já com cerca de 350 delegados inscritos, aos quais se juntarão 600 participantes, entre titulares de órgãos, oradores, autores de moções e convidados nacionais e estrangeiros.

O encontro servirá para temas “relevantes” para o exercício da profissão, “fomentando a boa administração da justiça, os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e o aperfeiçoamento da ordem jurídica em geral”, refere uma nota da Câmara de Ourém, a propósito do protocolo de colaboração entre o município e a Ordem dos Advogados.

O acordo, aprovado na última reunião de executivo, determina um apoio financeiro de dez mil euros, atribuído pela autarquia à organização do evento, que justifica a decisão com a “importância” da iniciativa. “O evento potenciará a promoção do concelho de Ourém e de toda a região envolvente”, argumenta a câmara.

Subordinado ao tema Pela advocacia que queremos, o IX Congresso dos Advogados Portugueses conta com cinco secções temáticas: Novas tecnologias ao serviço da profissão; O exercício digno da profissão; A advocacia como garante da justiça; Advocacia preventiva e (Re) Pensar o Estatuto da Ordem dos Advogados.