Sociedade
Afinal, como circular nas rotundas?
A iniciativa pretende esclarecer as dúvidas que ainda persistem desde a alteração da lei, em 2014.
No âmbito da iniciativa Leiria Capital Jovem da Segurança Rodoviária 2016, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) dinamiza, na próxima quarta-feira,dia 19, a mesa redonda Ás voltas com as rotundas para esclarecer as dúvidas sobre como circular nestas vias.
“Continuamos a deparar-nos com muitos condutores que cometem infracções a circular numa rotunda, ou porque desconhecem as alterações à lei ou porque não querem cumprir pelos mais variados motivos”, refere Rui Matos, director da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS/IPLeiria), citado num comunicado.
“Se por um lado a lei pune quem circula sempre por fora, por outro, também atribuirá a culpa por eventual acidente a quem, circulando regularmente, embate nestes infractores ao mudar de faixa para sair da rotunda”, acrescenta o director na mesma nota.
Perante as situações de infracção, o IPL pretende mostrar qual o tipo de formação ministrada nas escolas de condução, como actuam as forças de segurança, em caso de acidente numa rotunda, e qual é o entendimento dos condutores na forma correcta de a circular.
Rui Matos modera o debate, que se inicia às 18:30 horas, no auditório 1 da Escola, e conta com as intervenções de Ana Maria Silva, especialista em transportes e vias de comunicação, e representantes da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republicana, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, das escolas de condução Esteves e LeiriDrive e da Câmara Municipal de Leiria.