Viver

Afonso Lopes Vieira inspira tertúlia na biblioteca de Leiria

22 jan 2025 09:00

A conversa tem como mote a nova antologia Passeio nas Minhas Terras e Outros Textos

afonso-lopes-vieira-inspira-tertulia-na-biblioteca-de-leiria
O prémio literário que tem o nome do poeta é entregue esta sexta-feira
Ricardo Graça

No próximo sábado, 25 de Janeiro, em que se assinalam 79 anos da morte de Afonso Lopes Vieira, ocorrida em 1946, em Lisboa, um dia antes de atingir o 68.º aniversário, Leiria acolhe uma tertúlia sobre o poeta, com início às 17 horas.

Na sessão, a realizar na biblioteca municipal, que tem o nome de Afonso Lopes Vieira, participam Carlos Fernandes, Cristina Nobre, António da Silva Gordo e Paula Marques, que vão trocar ideias a partir da antologia Passeio nas Minhas Terras e Outros Textos.

Todos os escritos agora reunidos num único volume pela Hora de Ler – em Passeio nas Minhas Terras e Outros Textos – são da autoria de Afonso Lopes Vieira e foram anteriormente publicados em livros ou folhetos, no período entre 1897 e 1945. Considerações e poemas que Afonso Lopes Vieira dedicou à região, desde Leiria a São Pedro de Moel, passando por Cortes, Abadia, Senhora do Monte, Amor, Monte Real, Marinha Grande, Nazaré, Alcobaça, Batalha e Fátima, entre outros locais.

Entretanto, a cerimónia de entrega do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira – no valor de cinco mil euros – está agendada para as 18 horas de sexta-feira, 24 de Janeiro. O vencedor da terceira edição é Gonçalo David Silva Pinto Azevedo, com Inverso Sentido do Tempo, livro escrito sob o pseudónimo António Seixas.

Durante o mês de Janeiro, decorre a Festa do Poeta, em Leiria, dedicada a Afonso Lopes Vieira. Inclui, na biblioteca municipal, visitas guiadas à Sala Afonso Lopes Vieira, espaço geralmente vedado ao público. A extensa e valiosa livraria privada do escritor está disposta do mesmo modo em que se encontrava no escritório do chamado Palácio da Rosa, a residência em Lisboa do autor de Onde a Terra se Acaba e o Mar Começa e Animais Nossos Amigos.

As visitas com acompanhamento são gratuitas (não é necessária inscrição) e têm lugar de segunda a sexta, entre as 14 e as 15 horas, até 31 de Janeiro.