Viver
Agenda para o fim-de-semana: a poesia da Ronda, Latitudes em Óbidos e a festa de Abril
Sugestões de cultura e lazer em Leiria, Marinha Grande, Batalha, Pombal, Porto de Mós, Ourém, Alcobaça, Nazaré, Óbidos e Caldas da Rainha
Performance de Inesa Markava no âmbito da exposição Impermanências, de Carla de Sousa, esta quinta-feira, 21 de Abril, às 18:30 horas, no museu m|i|mo, em Leiria.
O Freud Explica, baseado no texto de Joe Orton, com encenação de Hélder Gamboa e interpretação de Rui Unas, Ângela Pinto, Heitor Lourenço, João Baptista, Isabel Guerreiro e Mário Bomba, hoje, quinta-feira, pelas 21:30 horas, no Teatro José Lúcio da Silva.
Fábrica de Matar Baleia, pelas trupes do Leirena Teatro, esta quinta-feira, às 21:30 horas, no Teatro Miguel Franco, no âmbito do Festival de Teatro Juvenil Miguel Franco.
Maria do Rosário Pedreira e Aldina Duarte à conversa na livraria Arquivo, em Leiria, esta sexta-feira, 22 de Abril, pelas 17 horas, na sessão de abertura do festival de poesia Ronda, que se prolonga até segunda-feira.
Também no programa da Ronda, conversa entre Nuno Júdice e Luís Filipe Castro Mendes, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, sexta-feira, às 19 horas.
Recital com Telmo Costa, vencedor do prémio Jovens Músicos RTP / Antena 2, e Anna Tomasik-Michalczyk, no auditório José Neto do Orfeão de Leiria, esta sexta-feira, pelas 21 horas, integrado no Festival Música em Leiria.
Concerto de Salto na discoteca Stereogun, esta sexta-feira, e, no sábado, actuam Eden Synthetic Corps e It Was The Elf.
Concertos de Diabolical Mental State e Desert Raiders, esta sexta-feira, no Texas Bar, que sábado recebe actuações de Kid Mantra e Faísca e no domingo abre o palco a Carapaus Orkestra e Rúben David Marques.
O Menino do Lapedo – Uma História da Pré-História, teatro de marionetas pela companhia Valdevinos, sábado, às 10:30 horas, no Museu de Leiria.
Apresentação do livro A Festa dos Cravos, de Ana Cristina Luz, às 16 horas de sábado, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.
Apresentação do livro Memórias Revisitadas, de Frankie Boy, sábado, às 16 horas, no museu m|i|mo.
Conversa com Tozé Brito, moderada por João Nazário, pelas 16:30 horas, na livraria Arquivo, onde às 19:30 horas começa o concerto de Poetry Ensemble, no âmbito da Ronda.
O espaço Paper View celebra seis meses de actividade com um programa que começa às 18 horas do próximo sábado e inclui o lançamento do livro Catalogue Saisonée, de Derek Beaulieu.
O Quarteto do Rio e a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob direcção do maestro António Vassalo Lourenço, no concerto de encerramento do 40.º Festival Música em Leiria, a acontecer no Teatro José Lúcio da Silva, sábado, depois das 21:30 horas.
Concerto de Vitorino, pelas 18 horas de sábado, no Teatro Miguel Franco, no âmbito do festival Ronda.
Espaço Público – Urbanidade, conversa no Museu de Leiria sobre a intervenção em espaço público, uma iniciativa do Serra, este domingo, às 15 horas.
António Carlos Cortez modera a conversa com o poeta Manuel Alegre prevista para as 16 horas de domingo no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia (CDIL), no programa da Ronda.
Recital de canções de Fernando Lopes Graça, por Nuno Vieira de Almeida, Cátia Moreso e Ricardo Panela, no Teatro Miguel Franco, às 18:30 horas de domingo, integrado no festival Ronda.
Concerto de Cachorro Sem Dono no Museu de Leiria, domingo, às 18:30 horas, na estreia do ciclo Capítulo – Outras Músicas no Museu.
A Nova Bailarina, espectáculo de dança, por Aldara Bizarro, no Teatro José Lúcio da Silva, domingo, às 21:30 horas, no contexto do festival Ronda.
Ainda na Ronda, Manuel João Vieira actua no Centro Cívico às 23 horas de domingo.
Na segunda-feira, a Ronda traz UHF ao Teatro José Lúcio da Silva, pelas 21:30 horas, com o espectáculo A Herança do Andarilho, sobre a obra de José Afonso.
Na Marinha Grande, concerto Portugal Acústico, com Cláudia Pascoal e Ana Santo, sexta-feira, às 21:30 horas, no Teatro Stephens.
Concerto comemorativo do 25 de Abril, com os Quatro e Meia, no domingo, pelas 22 horas, na Praça Stephens, na Marinha Grande.
O Parque da Cerca, na Marinha Grande, recebe na segunda-feira mais uma edição da Criativarte.
Na Batalha, visitas especiais ao Mosteiro, no âmbito do programa de celebração dos monumentos e sítios: visita sensorial às 19 horas de 21 de Abril, visita comentada sobre alterações climáticas e conservação às 15 horas de 23 de Abril e visita nocturna, na mesma data, com início às 19:30 horas
Em Porto de Mós, apresentação do livro Porto de Mós em Duas Guerras, de José Conteiro, no Cine-Teatro de Porto de Mós, segunda-feira, pelas 11:45 horas.
Em Pombal, inauguração da exposição Rostos Incógnitos da Rua, de Lídia Carrola, sexta-feira, às 18 horas, na Casa Varela.
Concerto Canções pela Liberdade, sábado, às 21 horas, no Teatro-Cine de Pombal, onde, no domingo, à mesma hora, decorre o concerto Abril em Piano de Fundo.
Em Ourém, arranca sexta-feira o Cenourém 2022 – XXII Festival de Teatro Amador, com Falar Verdade a Mentir, pelo Grupo de Cultura e Artes da Escola Básica Secundária Ourém, no Teatro Municipal de Ourém, às 21:30 horas.
No sábado, às 22 horas, o palco da Associação Recreativa e de Propaganda de Ourém (ARPO) abre-se para o músico oureense Vrdasca e para a Noite Fetra com Maria Reis (Pega Monstro), Lourenço Crespo e Sallim, Rabu Mazda (alter ego de Leonardo Bindilatti ) e João Dória (Putas Bêbadas e Os Passos em Volta).
Em Alcobaça, Coreografia, de João dos Santos Martins, espetáculo de dança que vai a palco sexta-feira, pelas 21:30 horas, no Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro.
No Cine-Teatro da Nazaré, Ai a minha filha, teatro com Erika Mota e Carlos Cunha, sábado, às 21 horas.
Em Óbidos, o festival Latitudes regressa com cerca de 40 propostas que juntam literatura e viajantes entre os dias 21 e 24 de Abril.
Em Caldas da Rainha, concertos de Vaiapraia e Ana Lua Caiano, sexta-feira, às 21:30 horas, no CCC, e no sábado, às 17 horas, também no CCC, actuam o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.