Abertura

Alívio após absolvição no julgamento dos incêndios de Pedrógão Grande

15 set 2022 14:33

Foram precisos cinco anos e 300 depoimentos para os 11 arguidos sob quem recaia a acusação de centenas de crimes de homicídio por negligência e ofensas à integridade física onhecerem o veredicto do Tribunal de Leiria

alivio-apos-absolvicao-no-julgamento-dos-incendios-de-pedrogao-grande
Augusto Arnaut foi um dos 11 arguidos do processo para apurar responsabilidades no incêndio de Pedrógão Grande
Ricardo Graça

Sem culpados. O Tribunal Judicial de Leiria absolveu os 11 arguidos suspeitos de terem responsabilidade nas 63 mortes que resultaram dos incêndios em Pedrógão Grande.

Após 60 sessões, 300 depoimentos, a que acresceram as declarações dos arguidos que quiseram falar e a audição da gravação das declarações em sede de inquérito, na terça-feira, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, Augusto Arnaut, então responsável pelas operações de socorro, dois funcionários da antiga EDP Distribuição (actual E-REDES), José Geria e Casimiro Pedro, e três trabalhadores da Ascendi (Rogério Mota, José Revés e Ugo Berardinelli), os ex-presidentes das Câmaras de Castanheira de Pera e de Pedrógão Grande, Fernando Lopes e Valdemar Alves, o presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, assim como o antigo vice-presidente da Câmara de Pedrógão Grande José Graça e a então responsável pelo Gabinete Florestal deste município, Margarida Gonçalves, respiraram de alívio e saíram com um sorriso nos lábios. As primeiras movimentações começaram a surgir pelas 8 da manhã à porta do Tribunal Judicial de Leiria.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ