Sociedade

Alqueidão da Serra quer dar exemplo na gestão da floresta

24 abr 2022 12:00

Freguesia já trabalha na Área de Gestão Integrada da Paisagem, uma das seis aprovadas para a região. É um projecto a 25 anos, para organizar a floresta e tornar as aldeias mais seguras

alqueidao-da-serra-quer-dar-exemplo-na-gestao-da-floresta
Presidente da junta acredita que esta é “uma oportunidade para fazer diferente” e tornar as aldeias “mais seguras”
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

Na memória de alguns dos moradores de Alqueidão da Serra, daqueles que foram ficando, permanecem ainda recordações do grande incêndio que há 28 anos dizimou grande parte da mancha florestal da freguesia. “Ardeu praticamente toda. E nunca mais se recuperou”, conta Miguel Santos, de 37 anos.

Nas encostas que ladeiam as aldeias, encravadas entre áreas florestais, crescem matagais, pinhal e eucaliptal desordenado. Há ainda zonas de carvalhal e olivais ao abandono. No sopé subsistem alguns, poucos, terrenos cultivados e muitos invadidos por silvas. A falta de cuidado é tal que Miguel Santos está convencido que, “se houver um incêndio, vai ser um desastre grande”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ