Viver
Altamente explica como treinar o cérebro
Margarida Fonseca Santos apresentou o livro na Livraria Arquivo
“O nosso cérebro é programável, mas somos exímios a programá-lo mal.” Margarida Fonseca Santos, autora do livro Altamente, esteve esta quinta-feira, dia 22, na Livraria Arquivo à conversa a propósito do seu último livro.
A autora explicou que quando se diz que não se consegue, o cérebro fica treinado para não conseguir. “Somos muito bons a repetir o que fazemos mal.”
No entanto, a mente pode ser programada para o lado bom. Margarida Fonseca Santos salientou que a programação é feita com a repetição de pensamentos . “Se eu disser que vou conseguir fazer isto, quando o for fazer vou estar mais confiante para o conseguir”, adiantou, explicando que “ao treinar mentalmente uma tarefa, o cérebro sabe que já a fez várias vezes e vai conseguir executá-la”.
O livro, que integra algumas ideias de Daniel Goleman, Helena Marujo, Luís Miguel Neto e Fátima Perloiro e Terry Orlick, tem também histórias metafóricas que poderão ajudar a “relaxar” e a “modificar comportamentos”.
Margarida Fonseca Santos afirmou que escreveu o livro para pais e professores, mas ficou surpreendida ao saber que a obra está a ser lida por crianças "desde os 9 anos".
Ao longo das 160 páginas, a autora deixa algumas dicas de consulta rápida para ajudar a focar a atenção, a relaxar e a treinar mentalmente o seu cérebro.