Sociedade

Alunos do 1.º ciclo do Instituto Educativo do Juncal aprendem ciências em inglês

4 ago 2016 00:00

Projecto educativo pretende marcar a diferença

alunos-do-1o-ciclo-do-instituto-educativo-do-juncal-aprendem-ciencias-em-ingles-4722

Escola bilingue, aprender a brincar e oferta de todas as actividades extra-curriculares e de apoio escolar são algumas das bases de um novo projecto que vai arrancar no início deste ano lectivo no 1.º ciclo do Instituto Educativo do Juncal (IEJ). “Será uma escola de ensino bilingue através do projecto de ensino natural da língua, o CLIL (Content and language integrated learning). Além das professoras do 1.º ciclo, que também têm esta valência, vamos ter um professor de inglês do 3.º ciclo e secundário a coadjuvar todo o trabalho com os alunos em sala de aula”, explicou Tânia Galeão, directora pedagógica do IEJ.

Susana Virgílio, professora dos 3.º e 4.º anos, acrescenta que além de seguir o currículo nacional, o projecto bilingue vai oferecer inglês desde o primeiro ano, “permitindo uma aprendizagem de forma natural”, nesta fase “sem regras gramaticais”.

A língua da terra de Sua Majestade estará presente no dia-a-dia e nas várias disciplinas. Por exemplo, “a conversação natural, como o bom dia no corredor aos funcionários, será em inglês”, refere Tânia Galeão, adiantando que uma vez por semana as Ciências, integradas Estudo do Meio, serão trabalhada também em inglês. “Estas aulas são acompanhadas por uma professora de Ciências, que é nativa da língua inglesa. Esta metodologia consiste em aprender os conteúdos de uma disciplina através de uma língua, que será introduzida também noutras áreas, como a programação e as artes e no dia-a-dia. Os professores vão comunicar com os alunos em português tal como em inglês.”

Para a directora pedagógica, “a ideia é aproveitar o facto de nesta faixa etária os alunos estarem muito receptivos a qualquer aprendizagem de língua, se a aprenderem naturalmente”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.