Sociedade

Alunos do Ensino Básico e Secundário recebem prémio do Politécnico de Leiria na área da Matemática

11 out 2021 10:31

As 12.ª e 13.ª edições do Prémio Pedro Matos abordaram Matemática e Ambiente

alunos-do-ensino-basico-e-secundario-recebem-premio-do-politecnico-de-leiria-na-area-da-matematica
Vencedores do Prémio Pedro Matos
Politécnico de Leiria

“Matemática e o Meio Ambiente” e “Matemática e o Planeta Terra” foram os temas da 12.ª e 13.ª edições do Prémio Pedro Matos, respectivamente, onde o Politécnico de Leiria distinguiu trabalhos dos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

De acordo com uma nota da instituição de ensino superior, a 12.ª edição do galardão, referente a 2020, os alunos e professores foram "desafiados a reflectir sobre a tomada de decisões que contribuam para a preservação do meio ambiente, considerando que a Matemática contribui significativamente nesse processo e encontra-se aplicada, por exemplo, nas áreas da biodiversidade e dos recursos ambientais, da meteorologia e dos sistemas de informação geográfica, do aquecimento global e dos ecossistemas naturais, do consumo energético e das energias renováveis".

No nível do “Ensino Secundário”, Lara Campelo e Matilde Mota, da Escola Secundária João de Araújo Correia (Peso da Régua), receberam o primeiro prémio, sendo que Francisca Ferraz, da Escola Básica e Secundária de Ourém, conquistou o segundo lugar.

O terceiro prémio ficou na cidade de Leiria, tendo sido atribuído a Artur Silva e Mariana Francisco, da Escola Secundária Domingos Sequeira.

Já no “3.º Ciclo do Ensino Básico”, o primeiro prémio foi conquistado por José Branco e Leonor Pereira, da Escola Básica e Secundária de Ourém, seguindo-se Eleazar Pereira, da Escola Básica 2/3 Eng.º Duarte Pacheco (Loulé), e Alexandra Manata e Cristiano Ferreira, do Agrupamento de Escolas de Pombal.

Subordinada ao tema “Matemática e o Planeta Terra”, a 13.ª edição desafiou à reflexão sobre diversas temáticas com o "objectivo de contribuir para a sustentabilidade do Planeta, considerando que a matemática pode colaborar significativamente nesse processo, auxiliando em áreas como a geografia e desastres naturais, população e pandemias, meio ambiente e recursos naturais, meteorologia e mudanças climáticas, e outras áreas enquadráveis".

No âmbito da 13.ª edição, referente a 2021, Eva Costa, Mariana Pereira e Sofia Pagaimo, da Escola Secundária Domingos Sequeira, conquistaram o primeiro lugar no “Ensino Secundário”.

Os segundo e terceiro prémios foram entregues a alunos da Escola Básica e Secundária de Ourém. Carina Moleiro, Margarida Mendes e Miguel Leiria ficaram em segundo lugar, com o pódio a ficar completo com a dupla de alunas Inês Cardoso e Francisca Ferraz.

Por sua vez, no “3.º Ciclo do Ensino Básico”, ficaram em primeiro lugar José Branco e Leonor Pereira, da Escola Básica e Secundária de Ourém, seguindo-se Afonso Mendes, Francisco Teixeira e Tiago Pinheiro, do Agrupamento de Escolas de Eiriz (Paços de Ferreira), em segundo lugar.

O terceiro prémio foi conquistado por António Pereira e Tiago Duarte, do Agrupamento de Escolas de Pombal.

A entrega dos prémios decorreu no dia 2 de Outubro.

O Prémio Pedro Matos nasceu como homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, e tem como objectivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e as suas aplicações, bem como despontar novos jovens talentos.

Está dividido em duas categorias: Prémio Pedro Matos, destinado a estudantes do Ensino Secundário, e o Prémio Pedro Matos Júnior, destinado a alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.

Em cada grupo, os alunos podem candidatar-se individualmente ou em grupo (máximo de três elementos), e podem incluir um professor do Ensino Secundário ou Básico, com a função de orientador.

São premiados os três melhores trabalhos em cada categoria, estando o primeiro prémio fixado em 500 euros, o segundo em 300 euros e o terceiro em 200 euros.

Os alunos são ainda premiados com entradas no Centro Ciência Viva do Alviela e, a partir da 13.ª edição, os alunos do Ensino Secundário do grupo vencedor que ingressem numa das escolas do Politécnico de Leiria terão direito à isenção do pagamento de propina durante o 1.º ano.

São igualmente atribuídas distinções aos professores orientadores dos grupos premiados e às Escolas cujos alunos receberam o 1.º Prémio.