Sociedade

Alunos páram o trânsito para acelerar preservação ambiental

10 jun 2022 18:30

Acção de sensibilização junta crianças e GNR em Pataias

alunos-param-o-transito-para-acelerar-preservacao-ambiental
Alunos da Escola Básica 2/3 de Pataias sensibilizaram condutores na localidade
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Sabe o que acontece ao óleo usado da sua moto quando o troca na oficina? Esta não é certamente a pergunta mais ouvida por um condutor, quando é abordado na estrada pela guarda. Mas foi uma das questões lançadas pelos alunos da Escola Básica 2/3 de Pataias, que, na passada terça-feira, munidos de folhetos informativos, e com o apoio da GNR, interpelaram quem circulava pelo centro desta localidade do concelho de Alcobaça.

No terreno estavam as Brigadas do Ambiente Júnior e Sénior, dos 5.º e 8.º anos daquela escola de Pataias, numa acção de sensibilização ambiental conjunta com o Comando Territorial de Leiria, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário de Caldas da Rainha, sob o mote Vamos Salvar o Planeta.

A iniciativa foi ainda participada pelo Núcleo de Protecção Ambiental de Caldas da Rainha e contou a presença de dois técnicos da Protecção Civil do Município de Alcobaça.

Emma Forster, de 14 anos, explicava que “muita gente ainda não tem noção de que o mundo é a nossa casa e não está a ajudar”. A seu lado, Leonor Ramos, da mesma idade, acrescentava que os seus pais nem sempre souberam separar correctamente os resíduos pelos ecopontos. Identificar locais para colocar lâmpadas e pilhas usadas foi uma das aprendizagens que esta aluna já fez na escola e que partilhou em casa.

Manuel Jorge, de 13 anos, estava confiante de que a sua mensagem sobre ecologia tin

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ