Sociedade

Amantes de BTT reparam ponte e mantêm trilho em Ourém

1 mai 2023 18:00

Voluntários substituíram passagem em madeira, que se encontrava em "muito mau estado", junto ao açude da ribeira de Seiça na cidade.

Trabalhos decorreram no trilho existente junto à ribeira de Seiça, em Ourém
Trabalhos decorreram no trilho existente junto à ribeira de Seiça, em Ourém

Um grupo de amantes de BTT juntou-se, no último sábado, para fazer trabalhos de manutenção num trilho existente junto à cidade de Ourém. A intervenção dos voluntários incluiu a substituição de uma ponte em madeira, que se encontrava em "muito mau estado".

Henrique Graça, um dos voluntários, conta que o grupo está inserido no núcleo de eventos da APDAF - Associação para a Promoção e Dinamização do Apoio à Família. "Em 2017 juntamos um grupo e organizamos o primeiro passei de BTT da APDAF. Começou-se a criar um trilho junto ao açude [da ribeira de Seiça] em Ourém e fizemos então as primeiras pontes. Após esse evento as pessoas da terra começaram a usar o trilho diariamente, quer para caminhadas quer para corridas ou como circuito de bicicleta com crianças", explica.

Desde então, foram realizados três passeios de BTT a favor da APDAF, associação que tem creche, ATL e infantário. "Ultimamente a ponte existente estava em muito mau estado. Decidimos por mão a obra e refazer a ponte para garantir segurança a todos", refere Henrique Graça, salientando o apoio dos voluntários, incluindo uma serração do concelho que ofereceu a madeira.

"O nosso intuito imediato era garantir segurança na passagem", frisa Henrique Graça, que adianta que, dentro de alguns meses, será promovido um novo passeio de BTT, com o objectivo de juntar verbas para a APDAF adquirir alguns materiais e equipamentos.