Sociedade
Amantes de BTT reparam ponte e mantêm trilho em Ourém
Voluntários substituíram passagem em madeira, que se encontrava em "muito mau estado", junto ao açude da ribeira de Seiça na cidade.
Um grupo de amantes de BTT juntou-se, no último sábado, para fazer trabalhos de manutenção num trilho existente junto à cidade de Ourém. A intervenção dos voluntários incluiu a substituição de uma ponte em madeira, que se encontrava em "muito mau estado".
Henrique Graça, um dos voluntários, conta que o grupo está inserido no núcleo de eventos da APDAF - Associação para a Promoção e Dinamização do Apoio à Família. "Em 2017 juntamos um grupo e organizamos o primeiro passei de BTT da APDAF. Começou-se a criar um trilho junto ao açude [da ribeira de Seiça] em Ourém e fizemos então as primeiras pontes. Após esse evento as pessoas da terra começaram a usar o trilho diariamente, quer para caminhadas quer para corridas ou como circuito de bicicleta com crianças", explica.
Desde então, foram realizados três passeios de BTT a favor da APDAF, associação que tem creche, ATL e infantário. "Ultimamente a ponte existente estava em muito mau estado. Decidimos por mão a obra e refazer a ponte para garantir segurança a todos", refere Henrique Graça, salientando o apoio dos voluntários, incluindo uma serração do concelho que ofereceu a madeira.
"O nosso intuito imediato era garantir segurança na passagem", frisa Henrique Graça, que adianta que, dentro de alguns meses, será promovido um novo passeio de BTT, com o objectivo de juntar verbas para a APDAF adquirir alguns materiais e equipamentos.