Sociedade
Amar a Praia, o concurso que permite votar na praia com o projecto mais sustentável
Abertura das votações foi lançada ontem na Praia de Pedrógão, vencedora da edição de 2022
Amar a Praia é um concurso de práticas sustentáveis, desenvolvido pela ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação) e a empresa P&G Portugal (Procter & Gamble), que destaca as melhores estratégias na área da gestão de zonas balneares, sendo que, até 15 de Setembro, é possível conhecer e votar nas praias com projectos mais sustentáveis.
A abertura das votações foi lançada ontem, na Praia de Pedrogão, vencedora do concurso Amar a Praia em 2022.
Segundo os promotores, trata-se um concurso que "pretende destacar as iniciativas de protecção ambiental e valorizar o trabalho de quem está atento às necessidades das zonas balneares e apresenta as melhores soluções".
Depois de lançar o desafio aos concessionários de praia de todo o País, para que desenvolvam e partilhem as suas iniciativas sustentáveis, em áreas como a energia, água e resíduos, chegou a vez de envolver a população, chamando-a para votar na sua praia e projecto preferido.
Até 15 de Setembro, a população poderá votar na sua praia ou projecto preferido, através do site da ABAE Concurso Amar a Praia 2023 – Bandeira Azul (abae.pt).
"A votos estão alguns dos projectos que, promovidos por concessionários de zonas balneares costeiras e fluviais e municípios, responsáveis pela gestão das zonas balneares, constituem iniciativas com forte sentido de sustentabilidade ambiental nas áreas da água, resíduos e energia”, informa a organização.
"A votação do público será somada à votação do júri, composto pela Associação Bandeira Azul da Europa, Agência Portuguesa do Ambiente (ARH´s), Direcção-Geral Autoridade Marítima, DRAAC, Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, Federação Portuguesa de Concessionários de Praia e Turismo de Portugal", prossegue a mesma fonte.
As três praias mais votadas serão premiadas com equipamentos de apoio aos concessionários, como peneiras de areal, compactadores de latas, dispensadores de cinzeiros e sistemas de estacionamento de bicicletas.
Sónia Valentim, directora de Marketing e Comunicação da P&G Portugal destaca que “nesta terceira edição de Amar a Praia, queremos ir mais longe e tornar este, num projecto de e para todos, envolvendo activamente a população, não só para promover comportamentos mais sustentáveis, mas também para reconhecer os agentes de mudança, que neste caso, são os concessionários de praia”.