Sociedade

Ambulância Mágica cumpriu sonho de doente que queria voltar a rezar em Fátima

7 dez 2022 10:47

Devota de Nossa Senhora, mulher de 89 anos está acamada há vários anos e encontra-se internada na Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria.

Projecto Ambulância Mágica é operacionalizado pela delegação de Coimbra da Cruz Vermelha
Projecto Ambulância Mágica é operacionalizado pela delegação de Coimbra da Cruz Vermelha
Doente de 89 anos, de Colmeias, Leiria, é devota de Nossa Senhora de Fátima
Doente de 89 anos, de Colmeias, Leiria, é devota de Nossa Senhora de Fátima

O projecto “Ambulância Mágica”, liderado pela Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa, cumpriu o desejo de uma doente de 89 anos, internada na Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria, que queria voltar a rezar no Santuário de Fátima.

Devota de Nossa Senhora, a mulher, que sofre de doença de Parkinson e está acamada há vários anos, tinha o sonho de voltar à Cova da Iria, para “sentir alguma paz, uma vez que sempre foi muito religiosa” e com “um elevado sentido de espiritualidade”, revela em comunicado o CHL.

“A doente partilhou com a nossa equipa a sua vontade de ver Nossa Senhora de Fátima e de poder estar junto dela. Percebemos que era algo que a faria muito feliz e a deixaria muito tranquila, pelo que fizemos a nossa parte para o concretizar”, conta Catarina Faria, directora do Serviço de Cuidados Paliativos do CHL.

A equipa entrou em contacto com os responsáveis pelo projecto “Ambulância Mágica”, que, de forma “pronta”, aceitaram o desafio e articularam os contactos com o Santuário de Fátima, que “assegurou todas as condições logísticas necessárias para esta visita especial”, concretizada no passado dia 1.

"Sentimento apaziguador"

“A profunda emoção e sentimento apaziguador que a nossa doente experienciou durante aquela visita foi um sopro de vida e de alegria que todos, em parceria, lhe conseguimos proporcionar”, confessa Catarina Faria.

A convicção da médica, partilhada pela equipa da Ambulância Mágica e pela Unidade de Cuidados Paliativos, é que “a concretização destes desejos significativos, muitas vezes únicos e últimos, promovem o bem-estar emocional e espiritual do utente, com consequente alívio do sofrimento psicológico causado pela doença, e com um impacto tremendamente positivo na sua qualidade de vida”.

Vencedor do concurso Projectos Inovadores de Intervenção em Cuidados Paliativos, promovido pelo Programa Humaniza da Fundação La Caixa, o Ambulância Mágica está em funcionamento desde Janeiro deste ano e é operacionalizado pela Cruz Vermelha Portuguesa através da delegação de Coimbra.

O projecto conta com uma equipa técnica multidisciplinar com formação em Cuidados Paliativos e tem como objectivo concretizar desejos significativos para os doentes com patologia neuro-degenerativa em fase avançada que, apesar de terem plenas faculdades mentais, já não estão capazes de se locomover devido à doença que apresentam.