Desporto

Andebol de praia e breaking de Leiria estreiam-se nos Jogos Mundiais na China

6 ago 2025 17:00

Entre jogadores e equipas técnicas, vários representantes da região estão já na China, para os Jogos Mundiais, que arrancam amanhã

andebol-de-praia-e-breaking-de-leiria-estreiam-se-nos-jogos-mundiais-na-china
Vanessa Marina é, novamente, a representante de Portugal no breaking
DR

É a estreia das selecções de andebol de praia e do breaking portugueses nos Jogos Mundiais, em Chengdu (China) e a região de Leiria tem uma presença forte nesta competição.

Oito atletas marcam presença no evento, que começa hoje e termina a 17 de Agosto. Leiria já contribuiu para a preparação das selecções de andebol de praia para esta competição, uma vez que ambas as equipas realizaram os seus estágios no campo de areia do Atlético Clube Sismaria, durante o mês de Junho.

Esta preparação ajudou os seleccionadores nacionais a realizar a convocatória final para os Jogos Mundiais, onde já estão Diana Roque, Catarina Teixeira, Helena Côrro (todas do clube de Leiria Fortitudo BH) e ainda Carolina Paulo, que actua no Nazaré BHT.

A turma feminina vai disputar o Grupo B, encabeçado pela vice-campeã do Mundo, a Argentina, ainda a Croácia e a China.

O seleccionador, Agustín Collado Rodríguez, afirmou que a comitiva está animada com esta estreia na competição, e pretende entrar com o pé direito na fase de grupos para “ganhar confiança e entrar forte na fase a eliminar”.

Nesta comitiva, está ainda presente o treinador-adjunto Rui Medeiros, natural de Alcobaça.

Quanto ao conjunto masculino, conta com os jogadores Francisco Santos, Miguel Ribeiro e Simão Santos (todos da Nazaré BHT) e, igualmente, pisam pela primeira vez estes Jogos Mundiais. Como habitual, a fisioterapeuta de Leiria Érica Balseiro acompanha a equipa.

Os adversários serão a Croácia, bi-campeã do Mundo e vencedora dos últimos Jogos Mundiais, a Alemanha, recentemente coroada campeã da Europa, e o Brasil, selecção que mais vezes foi campeã do Mundo na história da modalidade (5).

Não se espera uma fase de grupos fácil, mas a selecção encara a oportunidade “com enorme ambição e responsabilidade”, prometendo “representar Portugal com orgulho, qualidade e espírito competitivo”, afirma o seleccionador, Pedro Serrano.

Na chefia de ambas as comitivas está Mário Bernardes, também natural de Leiria, coordenador nacional do andebol de praia.

As partidas começam na madrugada desta quinta-feira e a ronda preliminar disputa-se até sábado.

No breaking, Vanessa Marina continua a desbravar caminho e afirma-se como a representante portuguesa na modalidade.

A b-girl de Leiria qualificou-se para os Jogos Mundiais graças à sua posição no ranking mundial e esta é mais uma conquista que se junta à participação nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, e nos Jogos Europeus, em 2023

A dançarina entra em acção a 16 de Agosto, para tentar a qualificação na ronda preliminar.