Desporto

Andebol de praia: três atletas de Leiria na convocatória alargada para o Europeu sub-16

1 jun 2016 00:00

Rita Campos (Juve Lis), João Franco (AC Sismaria) e Gonçalo Sousa (SIR 1.º de Maio) estão no primeiro lote de escolhidos pelo seleccionador nacional Paulo Félix para o Europeu sub-16, competição que irá ter lugar na Nazaré, de 8 a 10 de Julho.

andebol-de-praia-tres-atletas-de-leiria-na-convocatoria-alargada-para-o-europeu-sub-16-4248

O Campeonato da Europa de andebol de praia de sub-16, evento que terá lugar na praia da Nazaré de 8 a 10 de Julho, foi apresentado na manhã da passada terça-feira, numa cerimónia que se realizou no Forte de São Miguel Arcanjo.

A cerimónia contou com a presença do Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, de Ulisses Pereira, presidente da Federação de Andebol de Portugal, de Mário Bernardes, coordenador nacional de andebol de praia, e Paulo Félix, seleccionador nacional da modalidade.

“A adesão ao evento foi facilitada pelo facto de ser na Nazaré. Temos 16 selecções masculinas e 16 selecções femininas e tivemos de deixar selecções de fora”, sublinhou Mário Bernardes.

“Aumentámos o quadro competitivo, que inicialmente era de 12 + 12 selecções. É o maior evento de sempre de andebol de praia a este nível, com quatro campos de andebol de praia, o que nunca aconteceu”, disse o também presidente da Associação de Andebol de Leiria.

Paulo Félix destacou as excelentes condições de preparação. "Nunca tivemos uma preparação tão bem estruturada. Desde Março que estamos a observar atletas e passámos pelo Norte, Sul e Madeira, num total de 116 atletas observados."

O seleccionador nacional apresentou ainda uma lista alargada de convocados das selecções de sub-16 masculina e feminina, que no início do estágio, a 21 de Junho, será reduzido a 12 atletas cada e depois, em Julho, aos 10 que vão participar no evento.

Os quatro primeiros classificados do Europeu qualificam-se para o Mundial de sub-17, que se realizará em 2017. Já os três primeiros neste Mundial apuram-se para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, em 2018.