Desporto

Andebol: selecção feminina joga em Leiria qualificação para Mundial de sub-20

13 mar 2018 00:00

Entre 23 e 25 de Março, Portugal joga com Espanha, Áustria e Bulgária, no Centro Desportivo da Juventude do Lis.

andebol-seleccao-feminina-joga-em-leiria-qualificacao-para-mundial-de-sub-20-8303

Portugal entra em competição na sexta-feira, dia 23, frente à Espanha, às 21 horas. Segue-se a Áustria, no dia 24, às 18:15 horas, e a Bulgária, no dia 25, às 16:45 horas, no último jogo de qualificação.

As duas equipas com mais pontos apuram-se para a fase final do Campeonato do Mundo, entre 1 e 15 de Julho, na Hungria.

Ulisses Pereira divulgou a lista de 16 jogadoras, com destaque para as atletas do SIR 1.º Maio da Marinha Grande, Miriam Almeida e Luana Periquito, numa convocatória dominada pelo Maiastars, com seis presenças.

"Apesar de ser um escalão de sub-20, são todas jogadoras com experiência competitiva ao nível sénior e ao nível da primeira divisão portuguesa", afirmou o seleccionador nacional feminino.

Sobre o apuramento, Ulisses alertou que "não será tarefa fácil, mas será um grande feito", esperançoso na qualificação para a fase final.

Na análise aos adversários, destacou a selecção espanhola como "mais forte e com defesa muito profunda", a personalidade idêntica e fortes ambições dos austríacos e a formação búlgara como outsider do grupo.

Na conferência de apresentação do torneio desta terça-feira, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro apelou para a adesão "em massa" nos três dias de competição.

Miguel Laranjeiro, presidente da Federação Portuguesa de Andebol, realçou "o casamento feliz" entre a cidade e o andebol, numa "comunidade que vive o desporto e a modalidade" e, por isso, representa uma forte marca na qualificação portuguesa.

A selecção concentra-se esta quinta-feira, dia 15, às 10:30 horas, em Leiria.

Durante o período de estágio, irão decorrer acções de promoção da modalidade junto das escolas, com um apelo aos encarregados de educação e professores para apoiarem os jogos da selecção.